Google confirma fim do Dragonfly, projeto de buscador censurado para a China

Vice-presidente do Google confirmou que projeto foi cancelado em depoimento ao Senado americano

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 ano e meio
Google China

Os rumores foram confirmados: a versão censurada do buscador do Google para a China foi cancelada. O projeto Dragonfly, como era batizado, enfrentou uma série de polêmicas por ter que respeitar as censuras impostas pelo governo chinês, escondendo conteúdos proibidos dos resultados de busca.

O cancelamento foi oficializado na terça-feira (16) pelo vice-presidente de políticas públicas do Google, Karan Bhatia, em depoimento ao Senado americano. Segundo Bhatia, “não temos planos para lançar a Pesquisa na China e não há nenhum trabalho sendo realizado em um projeto desse tipo”.

É a primeira vez que o Dragonfly é descrito publicamente pelo Google como “cancelado”, embora haja indícios de que o projeto tenha sido suspenso há meses. Em março, o Google declarou que os funcionários que trabalhavam no Dragonfly foram movidos para novos projetos e que não havia mais planos para desenvolver uma versão chinesa do buscador.

Google tem atuação restrita na China

O Google nunca saiu totalmente da China, mas o buscador e os serviços como o YouTube são bloqueados no país. Uma versão chinesa da Pesquisa Google chegou a ser lançada em 2006 e tinha filtros de censura no endereço google.cn, mas os usuários ainda podiam acessar irrestritamente o google.com na época.

Sabendo que havia “brechas”, o governo chinês bloqueou o endereço google.com e sites de outras companhias estrangeiras. Nesse processo, outros serviços também acabaram sendo barrados, como o Gmail. A soma desses transtornos levou o Google a sair do mercado de buscas da China em março de 2010. O buscador só seria mantido se o governo chinês aceitasse uma versão sem censura, o que não ocorreu.

No final de 2018, funcionários do Google afirmaram que foram afastados do projeto por terem críticas à ferramenta. Uma das preocupações era relacionada à infraestrutura do buscador, que dependeria de data centers em Pequim ou Xangai. Isso faria o governo chinês ter ampla facilidade para acessar dados de usuários, incluindo adversários políticos, ativistas e jornalistas. Para impedir as críticas, o Google teria isolado as equipes de segurança e privacidade do projeto Dragonfly.

Com informações: BuzzFeed.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados