Início / Notícias / Brasil /

Gov.br: portal único do governo federal já está funcionando

Site gov.br vai unificar todos os sites do governo federal até dezembro de 2020

Emerson Alecrim

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A primeira etapa do gov.br já está em funcionamento. Em atendimento ao Decreto 9.756/2019, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro em abril, o projeto visa reunir em um único portal todos os sites do governo que disponibilizam serviços e informações ao cidadão.

De acordo com o decreto, todos os cerca de 1.600 sites do governo federal deverão migrar para o endereço www.gov.br. Os três primeiros que passaram pelo processo foram os sites do Governo do Brasil, Palácio do Planalto e Serviços.

Cada órgão federal continuará tendo páginas institucionais, mas elas funcionarão como “subsites” dentro do portal único. A partir de agora, a repartições estão proibidas de registrar domínios com terminação “.gov.br”.

Site gov.br

Esta primeira etapa é considerada beta, portanto, visa identificar erros e aspectos que podem ser melhorados. Apesar disso, o portal já conta com mais de 3 mil serviços. Entre eles estão serviços relacionados ao INSS, trânsito (como CNH e multas) e programas sociais.

O prazo para que todos os serviços passem a fazer parte do gov.br vai até 31 de dezembro de 2020.

A mudança também prevê a centralização dos aplicativos do governo. A ideia é que eles sejam disponibilizados por uma única conta na App Store e na Google Play Store. Nesta última, 32 apps já estão disponíveis, como o Sinesp Cidadão e o Enem.

Nos cálculos do governo, a unificação dos serviços deverá custar R$ 43 milhões, mas gerar R$ 100 milhões de economia por ano.

Com informações: Agência Brasil.