Apple alerta usuários que trocam bateria de iPhone com terceiros

iPhone XR, XS e XS Max exibem mensagem de alerta da Apple no iOS após troca de bateria em assistência não autorizada

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iPhone XS

A Apple está criando um problema desnecessário na troca da bateria do iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max: se você fizer isso em uma assistência não autorizada, o celular vai exibir uma mensagem de alerta dizendo que “não é possível verificar se este iPhone tem uma bateria genuína da Apple”. O aviso surge mesmo se a bateria for original.

Este alerta foi descoberto pelo youtuber Justin Ashford, do canal The Art of Repair, e replicado com sucesso pelo iFixit. Após a troca, o iPhone exibe uma “mensagem importante sobre a bateria” dizendo que não conseguiu verificar se ela é genuína, e avisa que não poderá informar sua capacidade nem status de saúde.

Isso pode assustar alguns usuários por acharem que a bateria nova já está apresentando defeito. No entanto, o iFixit confirmou que a “mensagem importante” aparece mesmo após inserir uma bateria genuína da Apple no iPhone.

Justin reproduziu o problema em um iPhone XS rodando iOS 12; isso continuou a ocorrer no iOS 13 beta. O aparelho recebeu a bateria genuína de outro iPhone XS, mas a mensagem de manutenção apareceu na tela. O youtuber diz que isso afeta apenas o iPhone XR, XS e XS Max.

A bateria nova funciona normalmente e não afeta o desempenho do iPhone, mesmo que ele exiba a “mensagem importante”. No entanto, o usuário não poderá ver a capacidade da bateria nem se ela está saudável.

iPhone XS e aviso de bateria no iOS 12

Bateria do iPhone tem chip de autenticação

Por que isso acontece? Justin descobriu que existe um microcontrolador da Texas Instruments dentro da bateria que fornece informações de capacidade e temperatura para o iPhone; é um componente bastante comum em qualquer smartphone.

No entanto, ele inclui um recurso que associa a bateria com a placa lógica do iPhone: sem essa chave de autenticação exclusiva, o celular exibe a mensagem de “manutenção”. Isso ocorre mesmo se você colocar uma bateria oficial, porque a chave de autenticação de um iPhone XS é diferente de outro iPhone XS. Somente uma assistência técnica autorizada ou a própria Apple pode autenticar uma bateria diferente.

Tecnicamente, é possível transferir o chip do microcontrolador da bateria original e soldá-lo na bateria nova, mas isso exige um trabalho que não deveria ser necessário. O jeito mais fácil, por enquanto, é pagar R$ 449 para a Apple trocar a bateria.

O CEO Tim Cook disse que as vendas do iPhone caíram, em parte, porque muitos clientes trocaram a bateria de aparelhos antigos a um preço mais baixo (R$ 149 no Brasil) em vez de comprarem um smartphone novo.

A Apple ainda não comentou o caso.

Com informações: iFixit.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados