Google Maps expande modo de realidade aumentada no Android e iPhone

Google Maps Live View mostra instruções de trajetos a pé sobrepostas no mundo real; recurso funciona no iPhone, iPad e Android

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Maps e realidade aumentada

O Google Maps está recebendo uma atualização que expande o modo de realidade aumentada para mais usuários, inclusive no Brasil: o recurso Live View permite visualizar instruções de trajetos a pé com setas e locais sobrepostos no mundo real. Isso estava disponível em celulares Pixel e em celulares de Guias Locais; daqui em diante, será possível acessá-lo em qualquer iPhone ou iPad com ARKit e em dispositivos Android compatíveis com ARCore.

Funciona assim: você abre o Google Maps e pede um trajeto a pé para determinado local. Há um botão Live View na parte inferior: toque nele, e surgirá o modo de realidade aumentada com instruções na tela por cima do mundo real.
O aplicativo sugere, no entanto, que você não saia andando com o celular à sua frente: ele pede que você baixe o smartphone para prestar atenção na rua e nos arredores.

O Live View foi apresentado pela primeira vez na conferência I/O de 2018, mas ainda segue em fase beta. O recurso está sendo expandido para dispositivos Android e iOS que suportam ARCore e ARKit “a partir desta semana”, segundo o Google.

Google Maps Live View

Google Maps Live View chega a mais celulares e tablets

O ARCore é a plataforma de realidade aumentada do Android, e é compatível apenas com dispositivos certificados pelo Google. A lista inclui dezenas de celulares, tablets e até Chromebooks de marcas como Samsung, Motorola, LG, Asus, Xiaomi, Huawei e o próprio Google; confira neste link.

Enquanto isso, o ARKit é a plataforma de realidade aumentada da Apple. Ela está presente em dispositivos com iOS 11 (ou posterior) e processador A9 (ou superior). Isso inclui desde o iPhone 6s até o iPhone XS Max, passando pelo iPhone SE, além de diversos iPads; a lista completa está aqui.

A atualização do Google Maps também reúne suas reservas de hotel e futuras viagens de avião em um só lugar: você abre o menu lateral, toca em Seus lugares e encontra a seção Reservas. É possível acessá-las mesmo se o dispositivo estiver off-line. Era um recurso presente no aplicativo Google Trips, que deixou de funcionar esta semana.

Google Maps

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados