Apple deve lançar iPhone 11 Pro em setembro com câmera tripla

Apple deve usar termo "Pro" em pelo menos um dos novos iPhones, seguindo a nomenclatura do iPad Pro e MacBook Pro

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Imagens via CashKaro

A Apple deve anunciar a próxima geração do iPhone daqui a um mês, e rumores dizem que teremos três novos celulares para suceder o iPhone XS, XS Max e XR, dois deles com câmera tripla. Agora, uma fonte confiável afirma que a empresa usará o termo “Pro” em pelo menos um dos modelos, assim como o iPad Pro e MacBook Pro.

A fonte, conhecida como @CoinX no Twitter, faz uma pergunta retórica: “‘Pro’ para o iPhone? Os esquemas de nomeação ficaram malucos nos últimos anos”. Enquanto isso, uma dica anônima enviada ao MacRumors diz que “o iPhone com câmera quadrada se chamará iPhone 11 Pro”.

O rumor faz algum sentido: já temos o MacBook Pro, o Mac Pro, o iMac Pro e o iPad Pro; o iPhone também poderia entrar nessa nomenclatura. Afinal, a Apple gosta de uniformizar nomes entre suas linhas de produtos: o Mac OS X virou macOS para ficar parecido com o iOS e watchOS; enquanto o iPad Air e iPad Pro seguem o exemplo do MacBook Air e MacBook Pro.

Apple terá um “iPhone 11 Pro” ou apenas “iPhone Pro”?

Assim, poderíamos ter um iPhone 11 Pro em vez de “Max”, junto a um iPhone 11 e iPhone 11R. Ou a Apple poderia abandonar a nomenclatura com números, assim como faz com os iPads, adotando as marcas iPhone e iPhone Pro.

Vale lembrar que, sim, o termo “Pro” já foi usado pela Apple em produtos voltados para profissionais. Ele adquiriu outro significado desde então, e indica se tratar de um gadget que possui mais recursos — e que custa mais caro. É assim com o Huawei P30 Pro, por exemplo.

Segundo o desenvolvedor brasileiro Guilherme Rambo, os sucessores do iPhone XS e XS Max terão câmera tripla na traseira. O terceiro sensor viria com uma lente grande-angular para o recurso Smart Frame, capaz de reajustar o enquadramento em fotos e vídeos após a captura.

iPhone 11 (XI)

Vale destacar que a conta @CoinX tem um histórico notável, adiantando corretamente diversas informações sobre a Apple no último ano:

  • ela revelou os nomes do iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max antes de qualquer veículo na mídia;
  • acertou o peso do iPhone XS (208 g) dias antes do anúncio oficial;
  • contrariando rumores, disse que os iPhones viriam com carregador lento de 5 W — e acertou;
  • confirmou que o iPad Pro de 2018 teria 5,9 mm de espessura e viria sem entrada para fone de ouvido (os modelos de 2017 tinham conector de 3,5 mm);
  • adiantou o lançamento de um novo iPad fora da linha Pro com tela de 10,5 polegadas; trata-se do iPad Air (2019).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados