Samsung anuncia câmera de 108 megapixels que estará em celular da Xiaomi

Samsung Isocell Bright HMX se aproxima de câmeras mirrorless; sensor para celular grava vídeo 6K e pode estar no Xiaomi Mi Mix 4

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 6 meses
Samsung Isocell Bright HMX

A Samsung trabalhou de perto com a Xiaomi para criar um sensor de 108 megapixels para smartphones: o Isocell Bright HMX se aproxima de câmeras mirrorless com seu tamanho de 1/1,33 polegada, capaz de capturar mais luz e selecionar o nível de ISO mais adequado para cada situação. Ah, e ele consegue gravar vídeos em resolução 6K. O componente estará em um futuro celular da Xiaomi, provavelmente o Mi Mix 4.

O Samsung Isocell Bright HMX é o primeiro sensor para celulares a ultrapassar os 100 milhões de pixels. Claro, mais megapixels não são garantia de melhor qualidade de imagem, mas podem ajudar. A tecnologia Tetracell combina quatro pixels de 0,8 μm para funcionarem como um só de 1,6 μm, gerando fotos de 27 MP; a ideia é capturar mais luz.

Este também é o primeiro sensor para celulares com 1/1,33 polegada (ou 0,75 polegada). Seu tamanho chega próximo ao de sensores de 1 polegada presentes em câmeras mirrorless como a Sony RX10 IV, Canon PowerShot G7 X Mark II e Panasonic Lumix DC-ZS200. Resta ver, no entanto, como será sua qualidade de imagem.

O Isocell Bright HMX também possui um mecanismo chamado Smart-ISO, que promete identificar a iluminação do ambiente para ajustar o ISO. Em lugares com muita luz, ele baixa o ISO para melhorar a saturação e produzir imagens mais vívidas. Enquanto isso, em cenas mais escuras, ele aumenta o ISO.

Em se tratando de vídeo, o sensor é capaz de chegar à resolução 6K (6.016 x 3.384) a 30 quadros por segundo. Enquanto isso, as fotos chegam a até 12.032 x 9.024 pixels.

Samsung Isocell Bright HMX

Xiaomi trabalhou com Samsung em sensor de 108 MP

Lin Bin, cofundador e presidente da Xiaomi, diz em comunicado que sua empresa trabalhou em estreita colaboração com a Samsung “desde o estágio conceitual inicial até a produção que resultou em um inovador sensor de imagem de 108 megapixels”.

A Xiaomi confirmou que lançará um smartphone com o sensor de 108 megapixels da Samsung, sem revelar mais detalhes. Rumores dizem que este será o Mi Mix 4 com processador Snapdragon 855 e leitor de digitais embutido na tela. O Isocell Bright HMX começará a ser produzido em massa ainda em agosto.

Com informações: Samsung, Gizmochina.

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados