Huawei demonstra painel LCD com leitor de digitais sob a tela

Fortsense, BOE e AU Optronics preparam tela LCD com leitor de digitais embutido; fabricantes costumam usar display OLED

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Huawei P30 Pro
Huawei P30 Pro, com leitor de digitais sob a tela OLED

A Huawei apresentou diversas novidades em sua Developer Conference, incluindo o sistema operacional HarmonyOS e uma TV com câmera retrátil; ela também demonstrou uma tela LCD com leitor de digitais embutido. Normalmente, essa tecnologia para celulares requer um painel OLED para funcionar.

O protótipo deu as caras na Huawei Developer Conference (HDC 19) na China. Trata-se de um celular com bordas finas e sem notch: o usuário coloca o dedo na parte inferior da tela LCD, e o aparelho é desbloqueado em menos de 1 segundo.

Telas LCD têm dificuldade com leitor de digitais embutido

Diversos celulares agora incorporam o leitor de digitais sob a tela, incluindo modelos top de linha como o Xiaomi Mi 9 e aparelhos intermediários como o Samsung Galaxy A50. Todos eles têm algo em comum: o painel OLED.

Na maioria dos casos, o leitor de digitais sob a tela possui um sensor de imagem e uma fonte própria de iluminação: com isso, ele tira uma “foto” da ponta do seu dedo e analisa as linhas da sua digital. O painel OLED é ideal para isso, porque ele é parcialmente transparente e deixa a luz passar entre os diodos. Além disso, ele é bem mais fino que um display LCD.

No entanto, dispositivos mais baratos costumam usar telas LCD. Para que um leitor óptico de digitais seja embutido nesse tipo de painel, é necessário fazer algumas adaptações. Por exemplo, a chinesa Fortsense coloca uma membrana entre as camadas do display, capaz de escanear o dedo em 160 posições diferentes.

A BOE Display Technology anunciou que desenvolveu um leitor óptico de digitais para telas LCD, e que planeja fabricar o display em massa até o final do ano. Por sua vez, a taiwanesa AU Optronics revelou uma tela com sensor óptico e painel LTPS: ela tem 6 polegadas, resolução Full-HD+ (2304×1080) e densidade de 403 ppi.

É um sinal de que celulares mais acessíveis, com tela LCD, devem ganhar leitores embutidos no display a partir do ano que vem. A Huawei poderia usá-lo em modelos intermediários no futuro; afinal, ela já demonstra interesse pela tecnologia.

https://twitter.com/xiaomishka/status/1160433823349428224

Com informações: Sina, Gizmochina.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados