MacBook Pro com risco de incêndio na bateria é banido em voos nos EUA

Proibição é válida para determinadas unidades do MacBook Pro com tela Retina de 15 polegadas

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Apple MacBook Pro

Se você estiver viajando pelos Estados Unidos com um MacBook Pro na bagagem, atenção: a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) proibiu o embarque de determinadas unidades dessa linha em voos domésticos. O motivo? Risco de incêndio.

A sensação de déjà vu não é mera coincidência. A medida lembra as restrições que fizeram o Galaxy Note 7 ser proibido em voos de várias partes do mundo. A principal diferença com relação ao MacBook Pro é que, aqui, a proibição deixa de existir se o equipamento tiver passado por um recall.

Para quem está por fora do assunto, em junho, a Apple iniciou um programa global de recall válido para MacBooks Pro com tela Retina de 15 polegadas comercializados entre setembro de 2015 e fevereiro de 2017. De acordo com a companhia, a bateria dessas unidades pode superaquecer e causar um incêndio.

Vem daí a proibição da FAA. À Bloomberg, o órgão explicou que está ciente do problema das baterias dos MacBooks Pro e que, por conta disso, alertou as companhias aéreas sobre o programa do recall.

Junto ao aviso, a entidade lembrou as companhias sobre um regulamento em vigor desde 2016 que proíbe o transporte nas aeronaves de equipamentos que estão sujeitos a um recall de segurança, a não ser que o componente defeituoso já tenha sido reparado ou trocado.

Com o banimento, as unidades afetadas não podem ser transportadas nem mesmo no compartimento de carga dos aviões. Só não ficou claro como a fiscalização será feita nos aeroportos de modo a evitar equívocos, afinal, é necessário checar o número de série do equipamento para descobrir se ele é elegível ou não para o recall.

Algumas operadoras na Europa também já estão restringindo embarques com os MacBooks Pro problemáticos. A TUI Group, por exemplo, já está orientando funcionários de aeroportos e comissários de bordo a fazerem anúncios a respeito.

Nas estimativas da Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos Estados Unidos (CPSC, na sigla em inglês), 432 mil unidades do MacBook Pro estão sob risco de incidentes com a bateria. Note, porém, que esse número diz respeito apenas às unidades vendidas nos Estados Unidos.

Para descobrir se o seu MacBook Pro é elegível para o recall, basta acessar esta página e informar o número de série do equipamento. Essa informação pode ser encontrada na opção Sobre Este Mac do menu Apple. Se positivo, basta seguir as orientações na mesma página para providenciar a substituição da bateria.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados