São Paulo tem 4G mais rápido entre grandes cidades da América Latina

Buenos Aires tem o 4G mais lento; estudo da Opensignal compara velocidade de download em 6 metrópoles da América Latina

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por Kārlis Dambrāns/Flickr

A Opensignal divulgou um estudo que compara a velocidade de internet móvel de seis principais cidades da América Latina: São Paulo foi a metrópole que obteve o melhor resultado, com média de 21,3 Mb/s e máxima de 31,9 Mb/s em rede 4G. A empresa também analisa a diferença no desempenho em horários de pico e fora de pico.

Além de São Paulo, as medições ocorreram em Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), Cidade do México (México) e Santiago (Chile). Só em 2017, o consumo de dados móveis na América Latina cresceu em 68%, de acordo com a Cisco.

A cidade com o pior resultado foi Buenos Aires, com média de 16,2 Mb/s de download, mínima de 12,7 Mb/s e máxima de 24,1 Mb/s. No entanto, os resultados são muito próximos de Lima e Bogotá.

O gráfico abaixo mostra a velocidade média de download no 4G, além da mínima (no horário de pico) e máxima (fora do horário de pico). Veja os dados:

Em vermelho estão as velocidades em horário de pico; amarelo representa a velocidade média; e verde, a velocidade fora do horário de pico.

Velocidade do 4G cai pela metade em horários de pico

O estudo afirma que as maiores velocidades são alcançadas no período da madrugada, por volta de 4h, quando há menos usuários na rede. Já as menores velocidades acontecem em horário de pico, quando muitos utilizam seus smartphones ao mesmo tempo.

A velocidade máxima gira em torno dos 28 Mb/s, considerando todas as cidades, enquanto a mínima ocorre nos horários de pico e fica por volta de 15 Mb/s. Santiago teve a maior diferença: a velocidade nos horários de pico é de apenas 50% da média ao longo do dia.

Recentemente, a Opensignal divulgou um estudo voltado para o Brasil, com medições específicas para mais de 20 cidades. A Claro foi a operadora que teve o melhor resultado em experiência de vídeo, velocidade de download e upload, enquanto a TIM teve a melhor latência e disponibilidade 4G.

Com informações: Opensignal.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados