Moto Z2 Force é enfim atualizado para Android 9 Pie no Brasil

Motorola distribui Android 9 Pie para Moto Z2 Force no Brasil; atualização traz novidades do Google como navegação por gestos

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Moto Z2 Force

Já não era sem tempo: a Motorola está distribuindo o Android 9 Pie para o Moto Z2 Force no Brasil após literalmente um ano de espera. A atualização traz as novidades do Google como a navegação por gestos no celular, um modo Não Perturbe melhorado, controles de volume simplificados, notificações mais interativas e mais. Quanto ao Moto Z2 Play, a empresa diz que o update “está em fase final de testes”.

“Confirmamos que a atualização para o Android 9.0 (Pie) para os usuários do Moto Z2 Force foi liberada aos poucos e toda a base de usuários desse produto receberá uma notificação informando a disponibilidade do upgrade”, explica a Motorola em comunicado ao Tecnoblog.

Em seu site oficial para o Brasil, a empresa confirma que o Moto Z2 Force tem “Android 9.0 (Pie) com atualização iniciada em agosto de 2019”. O update também vem sendo liberado em outros países, como EUA, México, Alemanha e Japão.

Um documento da Motorola explica que a atualização vem acompanhada pelo patch de segurança do Android para julho de 2019. A empresa recomenda fazer o download em rede Wi-Fi, e realizar a instalação com pelo menos 50% de bateria no aparelho.

Motorola prometeu Android Pie há um ano

A essa altura do campeonato, você já conhece as novidades do Android Pie, pois ele foi liberado há muito tempo pelo Google. Na verdade, a Motorola prometeu atualizar o Moto Z2 Force no dia 15 de agosto de 2018, há exatamente um ano.

Da lista original de aparelhos que receberiam o Pie, falta o Moto Z2 Play ser contemplado. No Twitter, a Motorola avisa que “a atualização está em fase final de testes”.

Nos EUA, diversas versões do Moto Z2 Force não serão atualizadas para o Android 9 Pie: o update está chegando apenas ao modelo vendido pela operadora Verizon, “pois ele é necessário para habilitar o Moto Snap de 5G”. Por sua vez, o Moto Z4 tem atualização confirmada apenas para o Android Q, não R.

O que há de novo no Moto Z2 Force com Android 9 Pie

Abaixo seguem as novidades do Android Pie para o Moto Z2 Force:

Usabilidade

  • Bateria adaptável: faça muito mais com uma única carga. Este recurso prioriza a energia da bateria para os apps que você mais usa e aplica restrições para aqueles que você menos usa. Agora, a Economia de bateria pode ser ativada com 70% de bateria ou menos.
  • Brilho adaptável: menos ajustes manuais para melhorar o desempenho. O aparelho aprende sobre seus hábitos e se ajusta automaticamente às suas atividades.
  • Melhorias nas Configurações rápidas: não há atalhos (os botões não são mais expansíveis, mas manter pressionado um botão leva você aos detalhes da configuração). Os ícones foram repaginados com um conceito arredondado e fundo circular.
  • Botão de rotação: o Android Pie apresenta uma rotação temporária, mesmo quando a rotação automática está desativada. Um botão de rotação é exibido sempre que detectar que o telefone mudou a orientação.
  • Configurações dual chip: ao pressionar o botão Chip nas Configurações rápidas, uma atividade na tela inteira é exibida para selecionar o chip desejado e gerenciar o uso de dados.
  • App Configurar remodelado: ícones coloridos para cada seleção com um fundo circular. Ele também avisa se o telefone está no Mudo ou no modo Não perturbe. A ordem, o nome e a posição das opções de configurações não foram alteradas.
  • Capturas de tela melhores: outro recurso útil do Android 9.0 é a adição de botão/atalho para captura de tela virtual no menu do botão liga/desliga (o antigo método com os botões liga/desliga e de volume ainda funciona). Você pode editar suas capturas de tela logo após tirá-las e uma opção de excluir também está disponível.
  • Controles de áudio melhorados: o controle deslizante de volume agora está na posição vertical e próximo aos botões de volume. Os usuários podem alternar somente entre os modos Tocar, Mudo e Vibrar. Além disso, os controles de mídia agora são o volume padrão ajustado e o modo Não perturbe não pode mais ser ativado/desativado pelos botões de volume. Você pode acessar os volumes do dispositivo Bluetooth quando estiver conectado. Como de costume, o “Botão de aumentar o volume + Botão liga/desliga” altera do modo Tocar para Vibrar.
  • Aumentar zoom em textos: agora, você pode finalmente evitar erros ao selecionar o texto errado. Quando você mantém pressionada uma frase ou um texto, o zoom aumenta automaticamente. Ele também ajuda a ler textos pequenos e selecionar palavras com precisão.
  • Emojis novos e atualizados: 157 novos emojis e um conceito de gênero neutro.
  • Ícone Configurações quando estiver no modo PIP: ao tocar no novo ícone de configurações, você verá as configurações PIP do app, onde você pode ativar ou desativar o recurso.
  • Outras alterações de IU: agora, o horário fica do lado esquerdo e a barra de busca é arredondada. Há um novo gerenciador de tarefas/lista de recentes que mostra uma lista horizontal em vez de vertical e inclui os recursos da tela dividida, ao pressionar o ícone do app acima da miniatura. Arrastar a borda da tela dividida irá exibir o app desejado na tela inteira

Notificações

  • Alterações na IU de notificações: agora, as notificações possuem cantos arredondados. Elas também suportam imagens/adesivos em linha e diferenciam conversas individuais/em grupos.
  • Descartar notificações: agora, o Android Pie irá sugerir algumas ações para os tipos de notificações que você normalmente descarta. Você poderá desativar as notificações descartadas com frequência, pois ele perguntará se você deseja interromper essas notificações ou continuar a vê-las.
  • Barra de notificação: máximo de quatro notificações visíveis na barra de status. Antes a lista ficava truncada e com um ponto para indicar mais ícones não vistos.
  • Gerenciar notificações: um atalho na parte inferior dos cartões nas notificações que permite que você veja uma lista de atividades recentes de notificações voltadas ao usuário. Se algo estiver irritando você, é possível colocar o botão do lado direito para desativar notificações indesejadas no futuro.

Desempenho

  • Melhorias de desempenho: os apps irão iniciar mais rápido e usar menos memória, ganhando melhorias de desempenho e eficiência.
  • Eficiência de energia: aperfeiçoamentos no Doze, App em espera e Limites de execução em segundo plano aumentam a duração da bateria.
  • Privacidade de apps em segundo plano: o sistema restringe o acesso ao microfone, à câmera e a outros sensores do telefone (exceto o GPS). Uma notificação persistente é exibida se um aplicativo precisar de acesso quando estiver em segundo plano
  • Aprimoramentos de Bluetooth: conexão simultânea com até cinco dispositivos de áudio Bluetooth. No entanto, não há opção para reprodução simultânea: os usuários devem escolher o dispositivo a ser usado. Além disso, o Android 9.0 lembra o último nível de volume ajustado para os dispositivos pareados.
  • Otimização do Wi-Fi: o roteador Wi-Fi é DESATIVADO, caso não haja conexão. Ele desativa automaticamente, impedindo que outras pessoas ao redor se conectem à sua rede
  • Melhorias na estabilidade: inclui alterações que corrigem erros e otimizam a estabilidade de seu telefone

Segurança

  • Melhorias de segurança: um toque de alerta será emitido para todos os participantes quando uma chamada estiver sendo gravada. Além disso, o desbloqueio por padrão oculta o traçado de desbloqueio, em vez de simplesmente deixá-lo visível até que o telefone seja totalmente desbloqueado. Com isso, você tem mais segurança.
  • Criptografia de dados: agora, o Android Pie irá enviar criptografia e/ou decodificação de dados do cliente no telefone do usuário: autenticação necessária, (senha, PIN, padrão), o Google faz o backup de todas as informações na nuvem e ataques de hacker se tornam muito mais difíceis.
  • Suporte a DNS via TLS: cria uma conexão segura com o servidor DNS antes que consultas e respostas ao DNS ocorram. Por exemplo, alguém que está monitorando a conexão terá dificuldades para ver o que você está fazendo.
  • HTTPS por padrão: todas as versões para apps do Android Pie em diante irão enviar e receber dados por HTTPS por padrão, garantindo que seus dados sejam protegidos da melhor forma, à medida que você se comunica com os servidores dos apps, especialmente Wi-Fi público.

Atualizado às 15h35

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados