Embraer mostra primeiras fotos de protótipo de avião elétrico

Aeronave da Embraer com propulsão elétrica será desenvolvida em parceria com a Weg

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Embraer / avião elétrico

A Embraer divulgou nesta sexta-feira (16) as primeiras imagens de seu protótipo de aeronave com tecnologia de propulsão 100% elétrica. Baseado no EMB-203 Ipanema, o avião de pequeno porte deverá fazer um voo de demonstração no próximo ano e está sendo desenvolvido em parceria com a catarinense Weg.

Por enquanto, Embraer e Weg trabalham no desenvolvimento da tecnologia de propulsão elétrica, não em um produto finalizado. Os componentes serão instalados em um EMB-203 Ipanema, que foi lançado em 2015 como uma aeronave monomotor movida a etanol destinada a aplicações agrícolas.

A Weg, que já desenvolvia peças para trens, ônibus, caminhões e barcos, será a responsável por fabricar o motor e o inversor da aeronave em sua sede em Jaraguá do Sul (SC). A Embraer também anunciou que fechou uma parceria com a Parker Aerospace para fornecer o sistema de arrefecimento do avião demonstrador da tecnologia.

Embraer / avião elétrico

“Durante os próximos meses, as equipes técnicas das empresas continuarão testando os sistemas em laboratório para posterior integração no demonstrador de tecnologias e realização de ensaios em condições de operação real. O primeiro voo do protótipo está previsto para 2020”, diz a empresa aeronáutica. O anúncio chega a tempo dos 50 anos da Embraer, que serão completados na segunda-feira (19).

A companhia também está envolvida em um projeto de veículo voador elétrico (eVTOL) em parceria com a Uber. A proposta é testar táxis voadores já em 2020, com a primeira apresentação pública marcada para ocorrer na Dubai World Expo. No lançamento do Uber Air, em 2023, a expectativa é que o serviço já seja mais barato que um voo de helicóptero.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados