Windows 10 ganha melhorias na busca e desktops virtuais em prévia

Windows 10 receberá atualização em 2020 que permite renomear áreas de trabalho virtuais e melhora correção ortográfica na busca

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Microsoft continua a preparar uma grande atualização para o Windows 10 que será lançada no primeiro semestre de 2020: desta vez, ela incluiu avanços na busca, nomes para as áreas de trabalho virtuais, e melhorias na instalação de recursos opcionais de sistema. A empresa também colocou o Bloco de Notas na Loja para que ele possa receber novidades mais rápido.

Windows 10 e notificação do Android

Na build 18963, a busca do Windows ganhou melhorias na correção ortográfica para entender comandos com pequenos erros de digitação, como “powerpiont” e “exce;”. Agora o sistema sabe que você quis dizer “powerpoint” e “excel”; antes, ele nem retornava resultados.

Além disso, o Windows 10 esclarece as sugestões feitas pela busca. Por exemplo, o usuário pode ser pego de surpresa ao digitar a palavra “deletar” e ver um link para o Sensor de Armazenamento (que deleta arquivos temporários). Daqui para a frente, o resultado virá acompanhado por uma linha logo abaixo; neste caso, seria “Relacionado: deletar arquivos”.

Windows 10

Prévia do Windows 10 permite renomear desktops virtuais

Você usa as áreas de trabalho virtuais? A Microsoft permite renomear cada uma delas, até mesmo usando emojis. Você clica em “Área de Trabalho 1” e insere o nome que quiser (“trabalho”, “lazer”, “pesquisa”); eles continuarão lá mesmo após a reinicialização.

Essa opção também aparece ao clicar com o botão direito na miniatura. O recurso pode ser acessado através do atalho de teclado Win + Tab.

Windows 10

Você tem uma placa de vídeo dedicada? O Gerenciador de Tarefas agora possui suporte ao monitoramento de temperatura; basta visitar a aba Desempenho. Talvez você precise atualizar o driver, no entanto (isso requer WDDM 2.4 ou superior).

Windows 10

O Windows 10 também recebeu ajustes bem-vindos ao instalar recursos opcionais: você pode selecionar e instalar vários deles ao mesmo tempo, fazer uma busca na lista (ela pode ser bem grande!), e classificar por nome, tamanho e data de instalação. Isso está disponível em Configurações > Aplicativos > Aplicativos e recursos > Recursos opcionais.

Windows 10

E agora é possível definir a velocidade do cursor do mouse a partir das Configurações. Até então, isso exigia uma visita à tela “Propriedades de Mouse”, saída diretamente do antigo Painel de Controle.

Por fim, a Microsoft está colocando o Bloco de Notas na Loja para receber melhorias com mais rapidez, sem depender de grandes atualizações de sistema: “isso nos permitirá a flexibilidade de responder a problemas e feedback fora dos limites das versões do Windows”.

A build 18963 está disponível para usuários do programa Windows Insider no ciclo rápido (Fast Ring). Trata-se de uma prévia para a versão 20H1, que será lançada no primeiro semestre de 2020. Haverá uma atualização menor em setembro, basicamente um service pack.

Com informações: Microsoft.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados