Android Pie e Q ganham “modo foco” para bloquear apps que distraem você

Google atualiza Bem-estar Digital no Android 9 Pie e Q para incluir modo sem distrações (focus mode); notificações ficam ocultas

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 6 meses
Bem-Estar Digital

O Google atualizou o Bem-estar Digital no Android 9 Pie e Android Q para incluir o modo sem distrações (focus mode): ele permite bloquear alguns apps de forma temporária para que você possa se concentrar mais no trabalho ou nos estudos. As notificações ficarão ocultas até que o recurso seja desativado.

A novidade apareceu no beta mais recente do Bem-estar Digital: a opção “modo sem distrações” permite escolher aplicativos que serão pausados quando você desejar. Enquanto esse modo estiver ativado, o ícone de cada app aparecerá em cinza na tela inicial, e não será possível abri-los.

Os aplicativos bloqueados continuam emitindo notificações, mas elas ficam ocultas; elas se tornarão visíveis quando você desativar o modo sem distrações. Isso pode ser feito através de um atalho nas configurações rápidas: o Bem-estar Digital sugere adicionar um botão em meio aos ajustes de Wi-Fi, Bluetooth e modo avião.

Assim, com o toque de um botão, é possível bloquear o Instagram, Facebook, Twitter e outras redes sociais que acabam consumindo sua atenção. Depois de trabalhar ou estudar, basta tocar no mesmo botão para reativar os apps. Isso também poderia ser usado para bloquear apps de trabalho enquanto você está de férias ou fora do expediente.

Bem-estar Digital

Bem-estar Digital permite criar timers para apps no Android

Eu gosto bastante do Bem-estar Digital porque ele permite colocar timers para os aplicativos: eu estabeleço um limite de tempo para alguns jogos, Twitter, Instagram e YouTube. E, quando chega a hora de dormir, o Android silencia as notificações e ativa a escala de cinza. Nem todo mundo é fã desse recurso, e circulam rumores de que ele pode afetar o desempenho (o Google nega).

Se você estiver interessado, pode instalar o beta mais recente do Bem-estar Digital através da Play Store ou via APK. Feito isso, é necessário forçar a parada do aplicativo para que apareçam as novas opções. Ele é compatível apenas com Android Pie e Q.

Bem-estar Digital

Com informações: Android Police, XDA Developers.

Receba mais sobre Android 9 Pie na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados