Notícias Internet

Google Drive agora permite preencher formulários em PDF no iOS e Android

Novidade já está sendo liberada para usuários do Google Drive no G Suite

Emerson Alecrim
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Não é só o Google Fotos que está recebendo novidades neste mês. O Google Drive também, pelo menos na versão para o G Suite: nesta semana, o serviço passou a permitir que o usuário preencha formulários em PDF sem bagunçar a estrutura do documento. Essa tarefa pode ser feita a partir do aplicativo do Drive para Android ou iOS.

Formulário em PDF no Google Drive

Formulários em PDF são apropriados para impressão. Você imprime o documento, preenche os campos à caneta e depois envia o papel ao destinatário. Mas, você sabe, documentos digitais são cada vez mais comuns.

Nessas circunstâncias, o ideal é o formulário ser oferecido em versão web, mas há circunstâncias em que o documento só pode ser disponibilizado como arquivo. É aí que o PDF costuma entrar em cena. A novidade do Google Drive é bem-vinda, portanto.

O preenchimento funciona com PDFs estruturados. Pode-se inserir dados em campos, selecionar opções em um menu suspenso ou marcar caixas de seleção, por exemplo. Para iniciar o preenchimento, basta tocar no ícone de lápis ao visualizar um formulário em PDF.

Google Drive - formulário em PDF

Depois, o documento pode ser salvo como cópia ou atualização do original. O Google espera que esse recurso seja útil para preenchimento de faturas comerciais, registros de eventos, formulários de impostos e afins.

No entanto, a companhia alerta que o novo recurso não suporta assinatura eletrônica e não é compatível com formulários em PDF baseados em XFA (XML Forms Architecture).

O recurso está sendo liberado gradativamente para contas integradas ao G Suite. O Google não deixou claro se e quando a funcionalidade vai chegar às contas convencionais.

Com informações: 9to5Google.

Emerson Alecrim

Autor / repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais, negócios e transportes. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém um site chamado InfoWester.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque