Microsoft ajuda desenvolvedores a levar jogos com DirectX 12 ao Windows 7

Windows 7 não receberá mais atualizações gratuitas de segurança em janeiro de 2020; DirectX era exclusivo do Windows 10

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Windows 7

Foto por Knuttz/Flickr

A Microsoft vai encerrar o suporte ao Windows 7 em breve, mas decidiu contemplá-lo com suporte a DirectX 12, antes exclusivo ao Windows 10. Por enquanto, isso é utilizado apenas por World of Warcraft, mas a empresa quer que mais desenvolvedores adotem essa tecnologia — ela até criou um canal no Discord para receber perguntas técnicas e feedback.

Para ajudar os desenvolvedores, a Microsoft elaborou um guia com detalhes para criar jogos em DirectX 12 no Windows 7. Primeiro, é necessário ter o programa já funcionando corretamente no Windows 10; depois, deverão ser feitos alguns ajustes no código. É possível gerar um único executável (.exe) para ambos os sistemas.

O DirectX 12 para Windows 7 requer o Service Pack 1 (SP1) e funciona apenas em versões de 64 bits. Ele possui suporte até mesmo a ray tracing para uma iluminação mais realista; mas não permite usar mais de uma placa de vídeo em SLI, entre outras limitações.

A Microsoft também hospeda no GitHub um exemplo de executável com DirectX 12 que roda tanto no Windows 7 como no Windows 10. E se você tiver dúvidas, pode acessar o canal discord.gg/directx para fazer perguntas.

DirectX 12 para Windows 7 começou em World of Warcraft

O DirectX 12 é uma API gráfica que oferece aos desenvolvedores um acesso mais direto à placa de vídeo. A Blizzard adotou essa tecnologia em World of Warcraft para Windows 10; os usuários notaram o aumento na taxa de quadros, e ela quis fazer o mesmo no Windows 7.

“Na Microsoft, não medimos esforços para responder ao feedback dos clientes; portanto, quando recebemos esses comentários da Blizzard e de outros desenvolvedores, decidimos agir”, explica a empresa. Assim, o DirectX 12 foi portado ao Windows 7; e World of Warcraft: Battle for Azeroth se tornou compatível desde o patch 8.1.5.

World of Warcraft Battle for Azeroth

Claro, a própria Microsoft lembra que o Windows 7 não receberá mais atualizações gratuitas de segurança em janeiro de 2020. O sistema já exibe avisos de que “o suporte para o Windows 7 está se aproximando do fim”. (Clientes corporativos poderão comprar suporte estendido até 2023.)

Além disso, a empresa diz que “o Windows 10 possui aprimoramentos críticos no sistema operacional que fazem com que as APIs gráficas de baixo nível (incluindo o DirectX 12) sejam executadas com mais eficiência”. Mas se quiser usar o DX12 no Windows 7, também pode.

Segundo o NetMarketShare, o Windows 10 está presente em 48,9% dos computadores ligados à internet, enquanto 31,8% rodam Windows 7.

Com informações: Microsoft, VentureBeat.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados