LG e Panasonic se unem por “modo cineasta” em TVs 4K

Modo cineasta na TV permitirá assistir a um filme do jeito que o diretor projetou

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
TV 4K LG UM7650

Um modo cineasta que reduza ao máximo o pós-processamento de imagem e ajuste as cores para serem as mais fiéis possíveis. Isso é o que fabricantes de TVs, como LG e Panasonic, estão planejando: elas estão se juntando a diretores e estúdios de cinema para que os espectadores “aproveitem uma experiência mais cinemática” em suas salas de estar.

A iniciativa parte da UHD Alliance (UHDA), que possui mais de 40 membros da indústria de TVs, processadores, áudio e entretenimento. O recurso é “baseado na contribuição de uma ampla gama de cineastas notáveis” e “oferece uma maneira de os consumidores terem uma experiência melhor da visão do cineasta”.

E o que o tal do modo cineasta faz? A principal vilã combatida pelo recurso é a interpolação de movimento, que ganha nomes como LG TruMotion, Samsung Auto Motion Plus e Sony MotionFlow XR. A maioria dos filmes é filmada em 24 fps, mas as TVs normalmente possuem telas de 60 ou 120 Hz. Para aproveitar a taxa de atualização mais alta, as fabricantes suavizam os movimentos, criando quadros intermediários.

Há quem goste do recurso, mas o “efeito novela” causado pela interpolação de movimento sofre duras críticas principalmente de quem trabalha na indústria de cinema, porque altera a “experiência cinematográfica” e não exibe o filme da maneira como foi originalmente produzido.

Além de desativar a interpolação de movimento, o modo cineasta tenta garantir a reprodução correta da taxa de quadros, proporção de imagem, cores e contraste dos filmes. É claro que você poderia simplesmente fazer todos os ajustes na mão — mas boa parte dos usuários nem chega a alterar as configurações de imagem da TV.

As fabricantes de TVs poderão implantar a ideia de algumas maneiras: incluindo um modo cineasta nas configurações, que faça todos os ajustes automaticamente; ou ativando o modo cineasta quando o filme exigir, por exemplo. Os próprios arquivos de mídia poderão ter um metadado solicitando o modo cineasta em TVs compatíveis.

As marcas LG, Panasonic e Vizio são as primeiras a anunciar o suporte ao modo cineasta, mas ainda não há datas de quando o recurso será lançado nas TVs.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados