Banco Central criará sistema para substituir transferências via TED e DOC

Novo sistema de pagamentos instantâneos terá transferências em segundos e funcionamento 24 horas

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por joelfotos/Pixabay

Demorou, mas o Banco Central está avançando no desenvolvimento de um novo sistema de pagamentos instantâneos: ele deverá substituir os atuais métodos de transferência bancária por uma tecnologia mais rápida, barata e que funcione 24 horas por dia.

Duas das formas mais comuns de transferir recursos entre contas bancárias são a TED (Transferência Eletrônica Disponível) e o DOC (Documento de Ordem de Crédito). O DOC permite enviar até R$ 4.999,99 e chega ao destino no próximo dia útil. Já a TED não tem limite e é enviado ao destinatário em alguns minutos. Ambos, no entanto, só funcionam em dias úteis, das 6h30 às 17h.

Como informa a Agência Brasil, o Banco Central é quem será o responsável por desenvolver e administrar a tecnologia, para “maximizar ganhos de escala e efeitos de rede típicos da indústria de pagamentos”.

E como isso vai funcionar? Os requisitos fundamentais foram publicados em dezembro de 2018. A infraestrutura será centralizada e “estará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias do ano”. Já o processo de transferência poderá ser realizado totalmente pelo celular, com a ajuda de um “código único de identificação”, como um QR Code.

“Para o recebedor, a diminuição no número de intermediários significa menor custo de aceitação em relação aos demais instrumentos de pagamento. O estabelecimento comercial precisará ter somente um código único de identificação para permitir que seus clientes façam a leitura desse código por meio de seus smartphones. Nesse código estarão contidas todas as informações necessárias para que os recursos sejam transferidos instantaneamente”, diz o BC.

De acordo com o Banco Central, o novo modelo é “propício para o aparecimento de fintechs que desenvolvam soluções inovadoras para facilitar as transações de pagamento, tanto para pagadores quanto para recebedores”. Para o BC, essas fintechs “oferecer serviços agregados ao serviço básico de pagamento, como oferta de seguros, crédito, investimentos, conciliação, pagamentos de tributos, etc.”

Receba mais sobre Banco Central do Brasil na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados