TIM, Claro, Vivo e Oi fazem recadastro de celular pré-pago em todo o Brasil

Recadastramento de linhas pré-pagas vale em todos os estados para clientes da Claro, TIM, Vivo, Oi, Algar e Sercomtel

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Smartphone na mão (Foto por Bryan Santos/Pixabay)

O recadastramento de celulares pré-pagos vale para todo o Brasil a partir desta segunda-feira (2): clientes da Claro, TIM, Vivo, Oi, Algar e Sercomtel que tiverem cadastro incompleto na operadora deverão fornecer dados adicionais para que sua linha não seja bloqueada. Esta medida exigida pela Anatel quer evitar fraudes com CPF de terceiros.

A atualização cadastral do pré-pagos começou em abril para o DDD 62 (Goiás). Em julho, foi a vez de nove estados — Acre, Goiás (DDDs 61 e 64), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Tocantins e Santa Catarina — além do Distrito Federal.

Agora, a partir de 2 de setembro, a medida será aplicada nos estados restantes: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Sergipe.

Será necessário informar nome completo, número de CPF (no caso de pessoa física) e endereço completo com CEP. “Quem não fizer o recadastramento no prazo estipulado pela operadora terá a sua linha bloqueada enquanto o cadastro não for atualizado”, avisa o SindiTelebrasil, sindicato que representa as operadoras brasileiras, em comunicado.

Operadoras avisam clientes via SMS ou ligação

Aviso de recadastramento

As operadoras vão alertar clientes com pendências cadastrais através de diversos meios: via SMS, voicer (chamada de voz gravada), ligações com atendente humano, pop-ups na tela do celular, entre outros.

No caso do SMS, a mensagem pode variar um pouco: a TIM dirá “seu cadastro está incompleto e vc precisa atualizar em até 15 dias”. A Claro pedirá que você “ligue 1052 e atualize seus dados para não perder seu número”.

A partir de março de 2020, as operadoras adotarão um novo modelo de cadastro para futuras ativações de pré-pago. Atualmente, para ativar uma linha pré, basta comprar um chip, inseri-lo no aparelho e digitar o CPF — às vezes até um número inválido é aceito. O objetivo é evitar fraudes: alguns CPFs aparecem com mais de 50 números contratados, mesmo sem que o titular saiba.

Para saber mais informações, consulte os sites de cada operadora ou entre em contato com a central de atendimento:

Com informações: SindiTelebrasil, Anatel.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados