Google Agenda promete enfim resolver spam de calendário

Spam de calendário coloca links maliciosos no Google Agenda usando criação automática de eventos a partir de e-mails do Gmail

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Agenda (Calendar)

Você recebeu algum convite estranho através do Google Agenda? Este não é um caso isolado: trata-se do spam de calendário, que afeta a plataforma desde maio. Ele se aproveita da criação automática de eventos através de mensagens recebidas pelo Gmail, mesmo se forem marcadas como spam. A empresa diz que está “trabalhando diligentemente para resolver esse problema”, sem revelar quais medidas serão tomadas.

“Estamos cientes do spam ocorrendo no Google Agenda e estamos trabalhando diligentemente para resolver esse problema”, diz a funcionária Lesley Pace no fórum oficial de ajuda. “Publicaremos atualizações nesta thread assim que estiverem disponíveis… Obrigada pela sua paciência.”

Por padrão, o Google Agenda cria eventos automaticamente no seu calendário quando você recebe determinadas mensagens no Gmail. Essa integração foi pensada como uma conveniência para o usuário: você vê o convite mesmo se o e-mail passar despercebido na caixa de entrada, e pode responder facilmente se vai ou não comparecer.

Infelizmente, isso virou uma forma de espalhar spam: o Google Agenda importa “eventos” que incluem um link malicioso, mesmo se o e-mail for considerado lixo eletrônico. Então, o usuário recebe uma notificação no celular e é incentivado a abrir esse link.

Google Agenda tem spam de calendário desde maio

A Kaspersky descobriu vários casos de spam de calendário em maio, e o problema não foi resolvido desde então. Segundo ela, o golpe geralmente ocorre desta forma: “o usuário é redirecionado para um site onde há um questionário simples e um prêmio em dinheiro. Para recebê-lo, a vítima precisa fazer um pagamento ‘de correção’, fornecendo informações pessoais e do cartão de crédito”.

Após obter nome, número de telefone e endereço da vítima, os scammers podem usar os dados pessoais para roubar dinheiro ou a identidade dela. Obviamente, a pessoa não recebe nenhum prêmio em dinheiro.

No momento, a única maneira de evitar o spam de calendário é desativando a criação automática de eventos baseados em convites; o Google Agenda exibirá apenas os convites que você marcou como “Sim” ou “Talvez”.

É possível denunciar um evento como spam, mas apenas usando o Google Agenda no computador; isso não pode ser feito através dos apps para celular. Você clica duas vezes no evento, depois vai até Mais ações na parte superior e escolhe a opção Denunciar como spam.

Espero que o Google melhore isso para evitar o spam de calendário. A empresa não deu um prazo para resolver o problema.

Com informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados