Microsoft sugere abas e cantos arredondados para apps do Windows 10

Windows 10 terá mais aplicativos com cantos arredondados, abas em janelas e linhas finas em elementos de interface

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Windows 10

A Microsoft oferece uma biblioteca de elementos de interface chamada WinUI: ela é pensada para quem desenvolve aplicativos universais (UWP), e foi atualizada para incluir itens com cantos arredondados, janelas com abas e linhas mais finas. É uma prévia do design que o próprio Windows 10 deve receber nos próximos meses.

O WinUI reúne os elementos de interface para apps universais: trata-se de um projeto open-source da Microsoft que chegou à versão estável 2.2 nesta semana. Uma de suas novidades é o “CornerRadius”: os desenvolvedores podem criar menus e caixas de texto com cantos arredondados.

Zac Bowden, do Windows Central, disse no Twitter que os cantos arredondados devem “aparecer em mais áreas do software da Microsoft nas próximas semanas, meses e anos”, incluindo no Windows, Office e Xbox.

O Microsoft Edge com Chromium já usa abas e campos de texto com cantos arredondados. Aos poucos, o Windows 10 e aplicativos como o Clima adotam esse elemento de interface.

Outra novidade do WinUI é o “TabView”: este controle permite criar abas dentro de um aplicativo para diferentes páginas ou documentos. E sim, as abas têm cantos arredondados.

O Windows Terminal já usa esse elemento de interface, reunindo o Prompt de Comando, PowerShell e WSL (Windows Subsystem for Linux) em uma só ferramenta.

A Microsoft cancelou um projeto chamado Sets que traria abas ao Windows Explorer (Explorador de Arquivos) e outros programas. Isso dependia do navegador Edge para funcionar, mas ele se tornará menos integrado ao sistema operacional à medida que adota o Chromium como base. Agora, com o TabView, os aplicativos terão a liberdade de adotar abas individualmente se isso fizer sentido.

Microsoft atualiza WinUI com “visual mais limpo e familiar”

No WinUI, a espessura padrão das linhas foi reduzida “para um visual mais limpo e familiar”, segundo a Microsoft:

Além disso, o visual das caixas de seleção e dos botões de opção foi atualizado…

… assim como o botão de interruptor, que está mais curto para ficar “visualmente equilibrado enquanto mantém a usabilidade”:

Esses elementos de interface dão uma ideia da direção que veremos no design do Windows 10. O sistema vem, aos poucos, se afastando do visual flat adotado pelo Windows 8. O WinUI 2.2 está disponível para desenvolvedores no GitHub.

A Microsoft planeja lançar a versão WinUI 3.0 em 2020: ela trará um mesmo padrão de interface aos programas Win32 tradicionais e a aplicativos na plataforma UWP.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados