Xiaomi Mi Charge Turbo promete recarga sem fio rápida de 30 W
Tecnologia da Xiaomi precisa só de 25 minutos para recarregar metade de uma bateria de 4.000 mAh
Entre recarga rápida de bateria e recarga sem fio, o que você prefere? Para a Xiaomi, essa pergunta não faz mais sentido. A companhia anunciou nesta segunda-feira (9) a tecnologia Mi Charge Turbo, que une o melhor dos dois mundos: recarga wireless e carregamento rápido de 30 W.
- Android 10 chega ao Xiaomi Redmi K20 Pro e Essential Phone
- Como remover uma conta Mi Cloud de um celular Xiaomi
O carregador em si funciona como um dock ou base que, nas palavras da Xiaomi, precisa de apenas 25 minutos para fazer uma bateria de 4.000 mAh ir de 0 a 50% de carga. A mesma bateria precisa de aproximadamente 70 minutos para ter uma recarga completa (de 0 a 100%).
Para carregadores sem fio, são estimativas bastante interessantes. Para você ter ideia, o Xiaomi Mi 9 possui uma bateria de 3.300 mAh com recarga sem fio a 20 W que precisou de meia hora para fazer a carga ir de 0 para 30% e 105 minutos para ir de 0 a 100%, nos testes do GSMArena.
A Xiaomi evitou dar detalhes sobre a tecnologia, mas o Wccftech aponta que a Mi Charge Turbo tem 98% de eficiência na conversão de energia graças a uma bobina receptora de cinco camadas baseada em nanocristais (não ficou claro de qual material).
Tem mais: a tecnologia suporta recarga sem fio reversa de 10 W. Isso significa que você pode usar o smartphone para recarregar um smartwatch compatível, por exemplo.

Carregador sem fio de 30 W da Xiaomi (Imagem: Xiaomishka)
A melhor parte é que essa não é uma tecnologia para um futuro distante: o primeiro aparelho a contar com a tecnologia Mi Charge Turbo vai ser o Xiaomi Mi 9 Pro 5G, que ainda não tem data de lançamento, mas é esperado para breve (rumores dizem que para o final do mês).
Além do Mi 9 Pro 5G e outros smartphones da Xiaomi, o carregador com Mi Charge Turbo vai ser compatível com dispositivos baseados no padrão de recarga Qi.
Para um futuro mais distante, mas não muito, a Xiaomi promete um carregador sem fio ainda mais rápido, capaz de trabalhar com 40 W. A companhia diz que essa versão da tecnologia já está em fase de testes. Por conta disso, há boas chances de que ela chegue ao mercado já em 2020.
A Xiaomi também anunciou um carregador sem de fio de 20 W que é tão volumoso que parece um livro, mas que tem uma tecnologia capaz de localizar e alinhar a bobina do carregador com a do smartphone. Assim, é possível fazer a recarga começar assim que o aparelho for colocado sobre o carregador, independentemente de sua posição.
Ainda não há informação sobre o lançamento do carregador de 20 W, mas é de se esperar que ele também seja anunciado junto ao Xiaomi Mi 9 Pro 5G.
Com informações: Gizmochina.