Spotify Família agora pede para confirmar se membros moram no mesmo endereço

Spotify Família pede que membros informem endereço residencial; se não morarem no mesmo lugar, plano pode ser cancelado

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
szabo-viktor-a44_Spotify-unsplash

O Spotify anunciou no mês passado algumas mudanças para o plano Família, incluindo controles parentais e playlists personalizadas. Além disso, o serviço vai pedir novamente que todos os membros informem o endereço residencial; e poderá fazer checagens periódicas para conferir se eles ainda moram no mesmo lugar. Se não morarem, o plano pode ser cancelado. A empresa diz, no entanto, que não vai rastrear sua localização.

“Houve mudanças nos termos e condições do seu plano Premium Family”, diz um e-mail enviado aos clientes. As novas regras valerão para todos os assinantes do Spotify Família a partir de 10 de outubro de 2019.

Os termos exigem que “o titular da conta e os titulares das contas subsidiárias devem ser membros da família e residir no mesmo endereço”. Toda vez que você adicionar um membro, será necessário confirmar o endereço residencial dele.

O Spotify explica no FAQ que o administrador do plano usará a busca do Google Maps para encontrar o endereço residencial. Depois, a empresa pedirá que os membros convidados confirmem que moram no mesmo lugar: isso pode ser feito digitando manualmente o endereço no Google Maps, ou ativando o serviço de localização do celular.

“Nós não rastreamos a sua localização”, diz o Spotify. “Apenas verificamos a localização no momento em que pedimos para vocês confirmarem que realmente moram nesse endereço. Nós também não armazenamos nenhuma coordenada depois de concluir a verificação.”

Spotify pode cancelar plano Família em alguns casos

Além disso, o Spotify avisa: “podemos, periodicamente, solicitar uma nova verificação de seu endereço residencial para confirmar que você ainda atende aos critérios de elegibilidade”.

Se o Spotify descobrir que os membros do plano Família não moram no mesmo endereço, a empresa “reserva-se o direito de encerrar ou suspender o acesso ao serviço… imediatamente e a qualquer momento”.

No ano passado, o Spotify foi criticado por exigir o uso de GPS entre alguns assinantes do plano Família nos EUA e Alemanha, com o objetivo de confirmar se eles moravam no mesmo local. A empresa disse que isso foi apenas um teste “com pequenos grupos de usuários em mercados selecionados”. Agora, você pode apenas digitar o endereço na busca do Google Maps para confirmar a localização; ativar o GPS é algo opcional.

Spotify Família

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados