Vivo supera Claro/NET em velocidade de download, upload e latência, diz nPerf

Estudo da nPerf avalia internet banda larga fixa; Claro/NET consegue se sair melhor que Vivo fora do horário comercial

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Cabo Ethernet de internet (Imagem: mike gieson / FreeImages)

A nPerf divulgou um relatório com medições de internet banda larga fixa das grandes operadoras do Brasil. O estudo, feito no primeiro semestre de 2019, mostra que a Vivo teve os melhores resultados de download, upload e latência. Ela também oferece as velocidades mais altas de download no horário comercial, entre 8h e 18h; mas é superada nos demais horários pela Claro/NET. Por sua vez, a Oi é a mais lenta.

Veja os dados:

Operadora Claro/NET Oi Vivo
Velocidade de download 47,45 Mb/s 11,55 Mb/s 51,39 Mb/s
Velocidade de upload 7,27 Mb/s 2,44 Mb/s 27,52 Mb/s
Latência 45,81 ms 78,42 ms 45,7 ms

A Vivo teve os melhores resultados entre as três operadoras, principalmente quando se trata de velocidade de upload. Nos planos com acesso por tecnologia via fibra óptica, o upload corresponde a 50% da velocidade de download.

Veja também: Teste a velocidade da sua internet

Na Claro/NET, os planos de fibra óptica também oferecem upload igual a 50% da velocidade de download. No entanto, sua presença com tecnologia FTTH é bem ínfima se comparada ao cabo, no qual o upload chega ao máximo de 25 Mb/s — por isso, a velocidade média é menor. Na Oi, mesmo considerando os planos com fibra, a maior velocidade de upload é de apenas 15 Mb/s.

Já o resultado de latência foi bastante parecido entre Vivo e Claro/NET, mesmo com a última operadora utilizando conexão via cabo. A Oi, com a maioria dos clientes na tecnologia DSL, teve latência muito maior, o que pode prejudicar quem gosta de jogos online.

O estudo também aponta que a Vivo consegue oferecer as melhores velocidades de download no horário comercial, entre 8h e 18h. Nos demais horários, a Claro/NET acaba se superando e ficando mais próxima da casa de 50 Mb/s. A Oi se mantém mais constante durante todos os horários, mas em um patamar bem menor.

Velocidade média do Brasil é de 42 Mb/s

Nos testes da nPerf, a velocidade média de download no Brasil foi de 42 Mb/s, enquanto o upload médio foi de 13 Mb/s. Foram feitas mais de 1,8 milhão de medições, das quais 49,3% foram da operadora Claro/NET, 32,9% foram da Vivo, e 17,8% da Oi.

Os dados de market share condizem com os dados divulgados pela Anatel, e de acordo com a agência, mais de 33% dos acessos de internet fixa no Brasil correspondem a velocidades maiores do que 34 Mb/s.

No entanto, vale lembrar que, juntas, as pequenas operadoras estão em 2º lugar no número de clientes, sendo maiores que Vivo e Oi. O relatório da nPerf reporta apenas dados das grandes operadoras, e desconsidera medições repetidas e também aquelas feitas através de redes móveis.

Com informações: nPerf.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados