Vivo lança mensagens RCS, evolução do SMS, com ajuda do Google

Vivo distribuirá recurso ao longo de duas semanas; RCS tem recibo de leitura de mensagem e permite enviar áudios, vídeos e GIFs

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Mensagens via RCS
Mensagens via RCS

Depois da Oi, a Vivo é a segunda operadora a adotar o RCS no Brasil: a tecnologia, considerada a evolução do SMS, é baseada em dados móveis e permite a troca de mensagens e arquivos como fotos, vídeos e áudios. A experiência é similar à do WhatsApp. O recurso, oferecido através de uma plataforma do Google, será habilitado gradualmente ao longo das próximas duas semanas.

A informação foi divulgada pelo Mobile Time, que testou o serviço e conversou com o diretor de serviços digitais da Vivo. Nessa primeira fase, o RCS vai funcionar apenas para troca de mensagens entre usuários comuns, não para empresas (por enquanto).

Além de permitir a troca de arquivos, o RCS dá informações como recibo de leitura, mostra quando o interlocutor está digitando, e permite enviar áudios e GIFs. Não há limite de mensagens, e o tráfego de dados não é descontado da franquia do cliente.

A plataforma adotada foi a do Google, e assim possui interoperabilidade para outras operadoras que usam o mesmo sistema – que é o caso da Oi. Para utilizar o RCS é necessário ter o app Mensagens como padrão. O app já vem pré-instalado em smartphones de algumas fabricantes, como a Motorola; para outras marcas, é possível encontrá-lo na Play Store. A Apple não oferece suporte no iOS.

RCS poderá ser útil para mensagens de empresas

Tenho muitas dúvidas de que o RCS consiga ter alguma relevância no mercado de troca de mensagens no Brasil. O brasileiro já está bastante acostumado com o WhatsApp; o aplicativo funciona em diversas plataformas (não há RCS para iPhone); e a maioria dos planos das operadoras já possuem zero-rating para ele — ou seja, não descontam seu uso da franquia de dados.

No entanto, a tecnologia pode ser útil para empresas. Eu aposto que o aplicativo de SMS do seu smartphone está repleto de propagandas, cupons e códigos de verificação, e o RCS permite que esse tipo de conteúdo seja ainda mais dinâmico. Em vez de um texto com a promoção, lojas poderão enviar imagens de ofertas e produtos; companhias aéreas poderão enviar o cartão de embarque diretamente para o cliente; e marcas poderão integrar sistemas de atendimentos e chatbots, como é feito através do WhatsApp Business.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados