Xiaomi vai disponibilizar botão para desativar todos os anúncios na MIUI

Recurso deve fazer parte das novidades da MIUI 11

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Xiaomi Mi A3 (Imagem: divulgação/Xiaomi)
Xiaomi Mi A3

De modo geral, a MIUI é muita bem aceita por ser de fácil utilização e dar identidade aos smartphones da Xiaomi. Mas há tempos que uma característica dela tira a paciência dos usuários: a exibição de anúncios em várias partes da interface. A boa notícia é que a companhia finalmente vai permitir que eles sejam desativados rapidamente.

As reclamações sobre o assunto são antigas, até porque os anúncios aparecem inclusive em lugares inesperados, como telas de ajustes do Android. Apesar disso, a Xiaomi sempre resistiu à ideia de removê-los definitivamente da MIUI.

Em mais de uma ocasião, a companhia chinesa explicou que a receita obtida com os anúncios ajuda a manter os smartphones da marca com preços competitivos, bem como a compensar os custos para aprimoramento do hardware e software desses dispositivos.

Anúncio na MIUI

Mas esses argumentos nunca convenceram. É por isso que a Xiaomi tomou uma decisão um tanto radical: em postagem na rede social Weibo, a empresa revelou que, embora a experiência com os anúncios tenha melhorado nos últimos meses, em breve, os usuários poderão desativar todos eles (inclusive os que aparecem nos apps nativos) de uma vez só acionando um único botão.

O ideal seria que a exibição dos anúncios fosse abandonada totalmente, mas pelo menos o botão é muito mais prático que a abordagem atual, que exige que o usuário desative os anúncios em cada seção da MIUI.

Botão de desativar anúncios na MIUI

Só não ficou claro exatamente quando esse recurso será disponibilizado, mas como o botão apareceu na última versão beta do MIUI 10, a 9.8.29, não deve demorar para a ideia se tornar oficial.

Tudo indica que o botão fará parte dos recursos que a MIUI 11 trará. A nova interface deve contar ainda com visual mais limpo, novos ícones, um gerenciador de arquivos renovado, agendamento para o modo escuro, entre vários outros recursos.

Com informações: XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados