Windows 10 tem problemas na busca após atualização para consertar Cortana

Windows 10 não carrega processo SearchUI.exe e busca através do menu Iniciar não retorna nenhum resultado; Microsoft investiga

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Microsoft atualizou o Windows 10 para resolver um problema na Cortana: o bug fazia o processo SearchUI.exe consumir muita CPU. Agora, alguns usuários relatam que esse processo simplesmente deixou de funcionar: por isso, a busca do Windows através do menu Iniciar não retorna nenhum resultado, exibindo apenas uma tela em branco. A empresa está investigando a falha.

“Buscar por qualquer coisa no menu Iniciar resulta em uma janela em branco novamente após instalar esta atualização”, afirma um usuário do Reddit. “O SearchUI.exe simplesmente nunca é iniciado, por exemplo, se você começar a digitar coisas depois de pressionar a tecla Windows”, diz outro.

Um painel da Microsoft reúne os problemas atualmente afetando o Windows 10. Nele, a empresa diz que “recebeu relatos de que alguns usuários estão tendo problemas relacionados ao menu Iniciar e ao Windows Desktop Search. No momento, estamos investigando e forneceremos uma atualização quando mais informações estiverem disponíveis”.

O problema aparece para alguns usuários após a atualização KB4515384, que veio para resolver o problema de alto consumo de CPU da Cortana no Windows 10 May 2019 Update (versão 1903). Isso ocorria apenas em PCs nos quais a busca na web através do menu Iniciar estava desativada.

Como resolver problemas na busca do Windows 10

Se a busca do Windows estiver quebrada para você, a Microsoft tem algumas recomendações neste artigo de ajuda: uma delas é seguir o caminho Configurações > Atualização e Segurança > Solução de problemas, rolar a tela até o fim e clicar em Pesquisa e Indexação. Outra sugestão é usar um script do PowerShell para redefinir a pesquisa do Windows.

Windows 10

No Reddit, alguns usuários resolveram o problema rodando o Verificador de Arquivos do Sistema: basta abrir o Prompt de Comando, rodar o comando sfc /scannow e depois reiniciar o PC.

Se isso não der certo, também é possível usar o Editor de Registro. Se você quiser seguir este passo, recomendamos antes fazer um backup do PC. Então, abra o regedit e insira o caminho:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Search

Procure o item CortanaConsent e mude o valor de 1 para 0.

Com informações: Bleeping Computer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados