Início / Notícias / Internet /

Instagram vai limitar posts sobre produtos para dieta e perda de peso

Posts do tipo serão ocultados no Instagram para menores de 18 anos e poderão até ser apagados

Emerson Alecrim

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Mesmo que você não siga nenhum influencer, talvez já tenha se deparado com posts promovendo produtos duvidosos para perda de peso, procedimentos estéticos e afins no Instagram. Pois bem, a rede social promete agora limitar o alcance dessas postagens. Em alguns casos, a publicação poderá até ser apagada.

Maça - fita métrica (foto: LibreShot)

A explicação dada pelo Instagram é a de que a medida visa manter a rede social como “um lugar positivo para todos” e reduzir a pressão que os usuários podem sentir quando acessam determinadas postagens.

No que consiste exatamente essa restrição? Basicamente, o Instagram impedirá que usuários com menos de 18 anos visualizem postagens que promovem produtos relacionados a dieta, perda de peso, cirurgia plástica, procedimentos estéticos e semelhantes.

Essa ocultação de postagens começa nesta quarta-feira (18) e será válida mesmo quando o produto promovido vier de fabricantes ou lojas renomadas. Por estar em uma fase de transformação corporal, o público jovem é altamente influenciável por essas postagens, o que explica o foco sobre menores de 18 anos.

Mas não termina aí. Se a postagem prometer resultados “milagrosos” a respeito dos assuntos em questão e for acompanhada de incentivos para compra, como links promocionais e cupons de desconto, o Instagram poderá simplesmente apagar a publicação.

Ativistas que lutam conta a indústria do “corpo perfeito” comemoram a decisão. É o caso da atriz britânica Jameela Jamil, que já criticou personalidades famosas como Khloe Kardashian justamente por promoverem produtos dietéticos ou de eficácia questionável nas redes sociais.

https://www.instagram.com/p/B2j3XdWl_lG/

Em postagem recente no Instagram sobre o assunto, Jamil elogiou a medida e finalizou a sua mensagem dizendo “essa é uma vitória extraordinária que fará grande diferença; influenciadores precisam ser mais responsáveis”.

Apesar de ter sido anunciada prioritariamente para o Instagram, a nova política também será aplicada ao Facebook.

Com informações: The Guardian.