Project Voldemort: Snapchat monta dossiê com acusações graves contra Facebook

Snap acusa Facebook de usar táticas desleais para acabar com o Snapchat

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Lord Voldemort

Não é novidade para ninguém que o Snapchat perdeu bastante mercado após a ascensão do Instagram. O que ninguém esperava é que a Snap fosse montar um dossiê que, no entendimento da empresa, reúne todas as táticas desleais adotadas pelo Facebook para acabar com o serviço. Não por acaso, o documento recebeu o nome de um conhecido vilão: Project Voldemort.

A revelação sobre o dossiê vem do Wall Street Journal. De acordo com o veículo, o departamento jurídico da Snap (você sabe, a empresa responsável pelo Snapchat) passou os últimos anos documentando as várias abordagens que o Facebook teria executado com o intuito de quebrantar o Snapchat.

O assunto veio à tona agora porque a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) vem promovendo uma investigação antimonopólio contra o Facebook (e outras gigantes da tecnologia) e, como parte desses esforços, tem conversado com rivais da companhia.

Vários executivos de empresas de tecnologia já foram ouvidos, mas é provável que nenhum deles tenha entregado um documento tão extenso quanto o Project Voldemort da Snap.

No dossiê, a companhia afirma que Mark Zuckerberg deu uma espécie de ultimato a líderes de várias startups, incluindo Evan Spiegel, CEO da Snap, e Dennis Crowley, cofundador da Foursquare: ou aceitem vender suas operações ou verão o Facebook copiar seus serviços e “dificultar o funcionamento” deles.

Ambos os executivos recusaram as “propostas”. No caso do Snapchat, fala-se que o Facebook tentou comprar a plataforma em 2013 por US$ 3 bilhões e feito outra oferta de aquisição em 2016.

Snapchat

Diante das recusas, a companhia teria colocado as supostas ameaças de Zuckerberg em execução: o Instagram passou a permitir publicação de conteúdo efêmero — as tão populares stories — em agosto de 2016 e, posteriormente, levou o recurso a outros serviços, como o próprio Facebook.

As consequências são aquelas que já conhecemos: o Snapchat começou a perder usuários e, simultaneamente, o tempo gasto por aqueles que se mantiveram na plataforma despencou. O Snapchat ainda tem uma base importante de contas ativas, mas nada se compara ao período entre 2011 e 2016, quando o serviço experimentou o seu auge.

Mas não parou por aí. No dossiê, a Snap também diz que o Facebook teria ameaçado revogar o selo de perfil verificado de grandes influenciadores que fizessem algum tipo de menção ao Snapchat. Além disso, o Instagram teria bloqueado termos de pesquisa relacionados ao serviço rival.

Onavo Project na mira

Ainda de acordo com o Wall Street Journal, a FTC também tenta descobrir se o Onavo Project beneficiou o Facebook de modo desleal. O serviço foi comprado pelo Facebook em 2013, promovido como uma ferramenta gratuita de VPN e descontinuado em fevereiro de 2019 por conta de um escândalo de privacidade.

Mark Zuckerberg

A suspeita é a de que o Facebook teria analisado o tráfego de dados do Onavo para identificar quando e quais recursos do Snapchat os usuários da ferramenta estariam usando.

O Facebook se defendeu dizendo que “construir e iterar” recursos com base em serviços rivais ajudou a aumentar a concorrência e que a tecnologia do Onavo era similar às funcionalidades de outras ferramentas do tipo. Resta saber se os reguladores americanos irão engolir esses argumentos.

Com informações: Ars Technica, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados