Samsung revela sensor minúsculo de 43,7 MP para smartphones

Sensor é o primeiro do mundo com pixel medindo 0.7 μm

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos
Samsung ISOCELL Slim GH1

A Samsung anunciou ontem (24) um novo sensor para smartphones que consegue ter apenas 0,5 centímetro de largura, com 43,7 megapixels de resolução e nome de ISOCELL Slim GH1. A fabricante afirma que este é o primeiro sensor que tem pixels com 0,7 μm de tamanho – que é 0,001 milímetro.

O tamanho ocupado por cada pixel já era pequeno quando a marca coreana lançou os sensores de 64 e 108 megapixels, com 0,8 μm. Ter um sensor ainda menor do que o já pequeno que está presente em tantos smartphones é um desafio e uma vantagem.

A parte do desafio é que quanto menor for o tamanho do pixel, menos luz ele vai conseguir receber e isso é um detalhe de física. As empresas resolvem este dilema ao unir quatro pixels em um só, aumentando a recepção de luz na imagem final e diminuindo o exagero de resolução.

No caso deste sensor da Samsung, a imagem original tem 43,7 megapixels e a foto pode ter muito mais detalhes e luz, com 10,9 megapixels – o que está ótimo até para impressão em tamanho padrão de fotos, com 10 x 15 centímetros.

Sensor Samsung ISOCELL Slim GH1 tamanho

A vantagem é que com um sensor menor, sobra mais espaço para mais recursos no smartphone. Geralmente isso também pode significar que o celular pode ser mais fino, o que quase ninguém pede e a indústria quase sempre faz.

Mesmo tão pequeno, o sensor ISOCELL Slim GH1 consegue gravar vídeos em 4K, mas sem perder campo de visão. A mágica segue o mesmo padrão de agrupar mais pixels em um só, gravando originalmente em 7.968 x 5.480 pixels para gerar um arquivo de 3.984 x 2.740 pixels, que encaixa no 2160p do 4K – que pode ser de até 60 quadros por segundo.

Além disso, o sensor suporta estabilização eletrônica e detecção de fase aprimorada, o que ajuda na hora de ajustar o foco mais rapidamente. O sensor entra em produção em massa até o final deste ano, tempo de sobra para o lançamento do Galaxy S11, ou de algum Galaxy A com maiores poderes na câmera.

Com informações: Samsung.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados