YouTube Music virá pré-instalado em celulares Android

Serviço de streaming de música do Google será padrão no Android 9 e 10; Google Play Música continua existindo

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
YouTube Music

Até que demorou: nesta sexta-feira (27), o Google anunciou que o aplicativo do YouTube Music estará pré-instalado em todos os novos smartphones com Android 9 Pie e Android 10. O serviço de streaming de música foi lançado pelo Google em 2015 e só neste ano começou a substituir o antigo Google Play Música.

O Google ainda opera com duas plataformas de música e tem uma estratégia que não é nem um pouco confusa: quem assinou o Google Play Música passou a ter acesso ao YouTube Music; já o YouTube Red, que foi posteriormente renomeado para YouTube Premium, deu acesso ao YouTube Music Premium e ao Google Play Música, mas você pode assinar o YouTube Music Premium separadamente também (?).

Vale lembrar que este anúncio não marca o encerramento do Google Play Música: os usuários de Android 10 ainda poderão baixar o aplicativo do serviço antigo na Play Store. O YouTube Music tem acervo semelhante ao do Google Play Música, mas este último possui recursos exclusivos — como a possibilidade de fazer upload de até 50 mil músicas do seu computador para escutá-las por streaming em qualquer lugar.

O YouTube Music custa R$ 16,90 por mês e dá acesso a 50 milhões de músicas por streaming, sem anúncios, em modo offline e com a tela bloqueada. Ele está incluso no YouTube Premium, que sai por R$ 20,90 mensais no plano individual e também remove os anúncios nos vídeos do YouTube.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados