iPads e MacBooks com telas mini-LED devem chegar entre 2020 e 2021

Novas telas de iPads e MacBooks teriam aproximadamente 10 mil LEDs para formar imagens

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iPad Air (2019)

O analista Ming-Chi Kuo está de volta para adiantar que a Apple pretende lançar iPads e MacBooks com uma nova tecnologia de telas entre o final de 2020 e início de 2021. Os displays mini-LED da Apple seriam equipados com aproximadamente 10 mil LEDs minúsculos para exibir imagens de forma mais precisa.

Esta não é a primeira vez que Kuo fala sobre a tecnologia mini-LED nos futuros produtos da Apple. Em abril, ele cravou essa informação junto com o rumor de que a empresa lançaria um monitor de 31,5 polegadas com resolução 6K em 2019 com o novo painel — de fato, a Apple lançou o caríssimo Pro Display XDR, mas não com a mesmíssima tecnologia que estará nos novos iPads e MacBooks.

Aqui, vale relembrar o que é o mini-LED, para evitar confusões. O microLED será uma tecnologia completamente nova de telas, utilizando LEDs extremamente pequenos, do tamanho da espessura de um fio de cabelo, para formar imagens, juntando a durabilidade do LCD com os pretos profundos do OLED. Já o mini-LED ainda tem um painel de LCD e usa LEDs bem pequenos (mas não extremamente) como iluminação traseira.

Cada tela de iPad ou MacBook teria cerca de 10 mil LEDs no backlight, contra apenas 570 do Pro Display XDR. Esses LEDs serão minúsculos, medindo menos de 0,2 mm cada. Uma tela com iluminação traseira mais precisa tende a gerar pretos mais profundos, contraste maior e brilho mais forte; além disso, ela permitiria dispositivos mais finos e leves.

Para Kuo, a Apple prefere o mini-LED porque ele oferece uma gama de cores comparável ao OLED, mas sem risco de burn-in. Além disso, a empresa tem à disposição vários fornecedores para encomendar telas mini-LED de tamanho médio, como LG Display, Epistar, Zhen Ding, Radiant Opto-Electronics, Nichia, Avary Holding e TSMT — já o mercado de OLED é dominado pela Samsung.

Se as previsões estiverem certas, o iPad com tela mini-LED deve chegar entre o quarto trimestre de 2020 e primeiro trimestre de 2021. Já o MacBook pode ser lançado até o segundo trimestre de 2021 — ou seja, provavelmente ainda teremos uma geração com telas “normais” pela frente.

Com informações: MacRumors.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados