Netflix testa episódios gratuitos de séries para atrair assinantes

Teste ocorre na Índia com série Bard of Blood: primeiro episódio está disponível até para não assinantes

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Todo novo assinante da Netflix pode experimentar o serviço por 30 dias sem pagar nada. Essa é uma ótima maneira de atrair usuários para a plataforma, mesmo assim, a companhia vem testando outra estratégia: liberar acesso gratuito a determinados episódios de séries.

Foto por Go to Thibault Penin's profile Thibault Penin/Unsplash

Essa ideia foi colocada em prática recentemente na Índia como forma de divulgar a série Bard of Blood. Também indiana, essa produção foi disponibilizada no acervo da Netflix na semana passada.

Emraan Hashmi, ator que protagoniza a série, chegou a divulgar nas redes sociais que o primeiro episódio de Bard of Blood está disponível para qualquer pessoa (na Índia) sem necessidade de assinatura:

Não é a primeira vez que a Netflix recorre a essa jogada: recentemente, a companhia também liberou o primeiro episódio da série espanhola Elite no México e Colômbia. Em ambos os países, a produção tem feito bastante sucesso.

Questionada sobre a estratégia, a empresa disse em nota que experimenta diferentes meios de aproximar as pessoas de grandes histórias e que não descarta a possibilidade de repetir a abordagem com outras séries e filmes.

Embora a Netflix não tenha revelado as suas intenções explicitamente, é óbvio que o objetivo da companhia com a estratégia é um só: conquistar mais assinantes — se o usuário gostar da série, vai assinar o serviço para assistir aos demais episódios.

Bard of Blood

Bard of Blood

Na Índia, essa ideia pode ter resultados mais expressivos porque, no país, a Netflix oferece um plano que funciona apenas no celular e custa o equivalente a R$ 11 por mês. Você sabe, um valor baixo também é um ótimo chamariz.

Há boas chances de que a Netflix repita a ideia dos episódios gratuitos em outros países, afinal, em tempos de concorrência acirrada — Apple TV+ e Disney+ estão vindo aí —, o conteúdo exclusivo acaba sendo a principal arma da plataforma para atrair assinantes.

Se é assim, convém explorar maneiras de expor usuários em potencial a essas produções — amostras grátis existem porque funcionam.

Com informações: The Next Web.

Receba mais sobre Netflix na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados