União Europeia aprova direito ao reparo para tornar eletrodomésticos mais duráveis

Máquinas de lavar, refrigeradores e outros eletrodomésticos deverão ter peças de reposição por 10 anos

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Máquina de lavar ( Photo by rawpixel.com from Pexels)

A União Europeia aprovou novas regras na terça-feira (1º) para tornar os eletrodomésticos mais duráveis e simples de consertar. A partir de 2021, as fabricantes deverão obedecer ao chamado “direito ao reparo”, oferecendo peças de reposição por 10 anos após a venda e que possam ser substituídas sem causar danos aos produtos.

A medida vale para todos os refrigeradores, máquinas de lavar roupa, lava-louças, televisores, fontes de alimentação, motores elétricos, transformadores e equipamentos de solda comercializados na União Europeia. As peças de reposição deverão estar disponíveis para profissionais independentes e não podem exigir ferramentas proprietárias para serem instaladas.

Além de aumentar a durabilidade dos produtos, as empresas terão que se comprometer às novas regras de sustentabilidade do bloco. “Pela primeira vez, as medidas incluem requisitos de reparabilidade e reciclagem, contribuindo para os objetivos da economia circular ao melhorar a vida útil, manutenção, reutilização, atualização, reciclagem e tratamento de resíduos dos aparelhos”, diz a Comissão Europeia.

As exigências de eficiência energética se tornarão mais rigorosas. A BBC nota que as regras atuais estão desatualizadas, sendo que mais de 55% das máquinas de lavar vendidas na União Europeia são classificadas como A++++. Com os novos requisitos, a expectativa é economizar 5% da energia gasta no bloco a partir de 2030, o equivalente a 20 bilhões de euros por ano ou o consumo anual de toda a Dinamarca.

O direito ao reparo passa a valer na União Europeia em abril de 2021. Outros países também estudam legislações semelhantes: nos Estados Unidos, cerca de 20 estados, incluindo a Califórnia, querem garantir que as fabricantes ofereçam peças de reposição para profissionais independentes. Os resultados começaram a aparecer: a Apple, que já chegou a tomar medidas contra reparos não autorizados, vai fornecer peças de iPhone para assistências técnicas.

Receba mais sobre União Européia na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados