Falha no WhatsApp permite que celular Android seja invadido com um GIF

Basta que o GIF seja pré-visualizado no WhatsApp; felizmente, o Facebook já corrigiu a vulnerabilidade

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp (imagem: Pixabay)

Você sabe, atualizar softwares e aplicativos é um comportamento de segurança importantíssimo. Prova recente vem deste caso: um especialista no assunto que se identifica como Awakened encontrou uma falha no WhatsApp que permite que smartphones Android sejam invadidos a partir de um GIF.

Tudo começa com o envio de um arquivo GIF preparado para explorar a vulnerabilidade em questão. Essa imagem pode ser enviada por qualquer canal, por exemplo, a função de compartilhamento de documentos do WhatsApp.

O importante é que o arquivo seja salvo no celular. Se o invasor (ou um amigo com celular previamente comprometido, por exemplo) estiver na lista de contatos do usuário, esse arquivo será baixado automaticamente. Depois, quando a vítima abrir a galeria de imagens a partir do WhatsApp, a falha vai ser explorada, mesmo que o GIF não seja selecionado.

Isso porque o aplicativo executa uma pré-visualização do conteúdo quando a galeria é aberta e, no caso de GIFs, aciona uma biblioteca de nome libpl_droidsonroids_gif.so para iniciá-la. Pois bem, a falha está nesse componente.

Quando explorada, a vulnerabilidade pode corromper o conteúdo da memória. O que acontece depois depende das intenções do invasor. Aplicativos podem deixar de funcionar corretamente ou o conteúdo do aparelho pode ser acessado remotamente por terceiros, por exemplo.

Aparentemente, a falha pode ser explorada apenas em smartphones com Android 8.1 e 9.0. A boa notícia é que a vulnerabilidade foi corrigida a partir da versão 2.19.244 do WhatsApp, liberada no começo de setembro.

Em nota, o Facebook reconheceu o bug, mas disse que o problema foi solucionado rapidamente, portanto, “não tem razões para acreditar que a vulnerabilidade tenha afetado usuários”.

Awakened explicou a falha em detalhes nesta página no GitHub.

Com informações: The Next Web.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados