Brasil tem qualidade “aceitável” em chamadas por apps como WhatsApp

Um levantamento da OpenSignal indica que as chamadas por 3G e 4G ainda sofrem com chiado e interferência

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
whatsapp na tela

As chamadas de voz pela internet são alternativas mais baratas para ligações convencionais e a qualidade da rede é fundamental para elas serem cada vez mais utilizadas. No Brasil, apesar de alguns problemas, a experiência é considerada aceitável.

Esta é a conclusão de um levantamento da OpenSignal, que analisou a qualidade de chamadas de voz por 3G e 4G em 80 países. No ranking global, o Brasil ficou na 39ª posição, com 77 pontos em uma escala de 0 a 100.

O estudo também dividiu as experiências com chamadas de voz nas redes 3G, em que o Brasil tem 70,9 pontos, e 4G, 79,9 pontos. A avaliação é de que, por aqui, as chamadas em apps como WhatsApp, Skype e Messenger funcionam, mas têm problemas como chiado, volume baixo e interferência.

Na comparação com outros países da América Latina, a nota geral do Brasil é menor apenas que a do Uruguai (78,6 pontos) e de Porto Rico (78,5 pontos). De acordo com o levantamento, dois terços dos países da região têm avaliação ruim ou muito ruim.

Por outro lado, 13 dos 20 países mais bem colocados estão na Europa. O ranking é liderado por Bélgica (82,6 pontos), Países Baixos (82,4 pontos), Dinamarca (82,2 pontos), Eslováquia (82,1 pontos), e Finlândia (82 pontos).

Nenhum tem qualidade considerada “excelente” ou “muito boa”. Segundo a OpenSignal, isso se deve à capacidade limitada e à latência de redes 4G. A empresa acredita que o 5G permitirá que mais usuários tenham chamadas de voz com qualidade acima da média e com menos latência.

O levantamento foi feito a partir de 57 bilhões de medições realizadas em 23,8 milhões de celulares entre junho e agosto. Com base em critérios da União Internacional de Telecomunicações (ITU, na sigla em inglês), a OpenSignal criou oito níveis para a qualidade das chamadas.

Eles indicam se o nível das ligações por redes móveis é Excelente (95 a 100 pontos), Muito Boa (87 a 95), Boa (80 a 87), Aceitável (74 a 80), Ruim (66 a 74), Muito Ruim (60 a 66), Ininteligível (45 a 60) ou se é Impossível de se comunicar (0 a 45).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados