PlayStation 5: Sony confirma nome do novo console para 2020

PlayStation 5 terá controle com feedback háptico, interface de usuário renovada, jogos físicos em Blu-ray e SSD por padrão

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por Gage Skidmore/Flickr

A Sony acaba de confirmar o nome de seu console de próxima geração: como esperado, ele se chamará PlayStation 5 — PS5 para os mais íntimos — e será lançado no final de 2020, a tempo das festas de final de ano. Ele virá acompanhado por um novo controle com feedback háptico, em vez do rumble no PS4 e antecessores.

Jim Ryan, presidente da Sony Interative Entertainment, explica no blog oficial do PlayStation que o próximo console virá com um controle que utiliza a tecnologia háptica semelhante à de smartphones, permitindo “realmente sentir uma gama mais ampla de feedback”.

Além disso, os botões L2 e R2 se tornaram gatilhos adaptativos: os desenvolvedores podem programar a resistência deles para que você tenha diferentes sensações de tato. “Em combinação com o feedback háptico, isso pode produzir uma experiência poderosa que simula melhor várias ações”, escreve Ryan.

A Wired testou um protótipo do PS5; em uma das demonstrações, um personagem percorre diferentes tipos de superfície. “No gelo, uma resposta de alta frequência fez os gatilhos realmente darem a impressão que ele estava deslizando; ao pular em uma piscina, senti a resistência da água; em uma ponte de madeira, tive uma sensação saltitante.”

A Sony ainda não confirma o nome do novo controle (DualShock 5?), mas revela que ele usa um conector USB-C para carregar a bateria; é possível usá-lo conectado pelo cabo. A bateria de maior capacidade e os motores hápticos deixam o acessório um pouco mais pesado que o DualShock 4, mas ele ainda será ligeiramente mais leve que o controle do Xbox One com pilhas.

PlayStation 5 terá nova interface e instalação modular

Temos também mais detalhes sobre a experiência de uso do PlayStation 5. Os jogos físicos virão em discos ópticos de 100 GB, inseridos na unidade óptica que serve como player de Blu-ray 4K.

A instalação é obrigatória — os jogos não rodam a partir do disco — mas será possível escolher qual parte do jogo viverá no console. Por exemplo, você poderá instalar apenas uma campanha multiplayer, ou colocar tudo e remover a parte single-player após terminá-la.

Além disso, a interface de usuário foi “completamente renovada”, exibindo na tela inicial as missões e recompensas de jogos single-player, e as atividades multiplayer que estão acontecendo agora mesmo; não será necessário abrir o game para descobrir essas informações.

A Sony já havia adiantado que o PlayStation 5 virá por padrão com um SSD projetado pela Sony, de tamanho ainda não revelado, para carregar jogos mais rápido; e trará suporte a 4K em 120 Hz, 8K e ray-tracing acelerado por hardware. O console terá cross-play de jogos com o PS4; e contará com um modo de economia em standby que gasta menos energia, cerca de 0,5 W.

O PlayStation 5 será lançado “a tempo das festas de fim de ano em 2020”, de acordo com a Sony.

Com informações: Sony, Wired.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados