WhatsApp não exigirá modo noturno do Android para ativar tema escuro

WhatsApp prepara modo escuro no Android: Dark Theme aparece em mais partes da interface na versão beta do app

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp (imagem: Pixabay)

O WhatsApp está preparando um modo escuro para o Android, ainda que em um ritmo glacial: a versão beta mais recente adotou o “Dark Theme” em mais partes da interface, incluindo os balões do chat e campos de digitação de texto. Além disso, as configurações trazem a opção de ativar o modo noturno apenas se o usuário quiser, sem acompanhar o padrão do sistema.

O WABetaInfo descobriu que a versão 2.19.292 beta do WhatsApp para Android enfim acertou a cor do texto dentro dos balões do chat. Agora, as mensagens recebidas aparecem em texto claro e fundo escuro, enquanto as mensagens enviadas ficam em verde escuro.

No entanto, como você pode ver na imagem abaixo, a cor dos primeiros balões (com a data e o aviso de criptografia) ainda está errada; o texto fica praticamente ilegível. O aplicativo terá que corrigir isso antes de lançar o recurso para todo mundo.

Vale lembrar que o modo escuro ainda não está disponível aos usuários, mesmo se você instalar o beta no Android; para ativá-lo, é necessário usar um pouco de engenharia reversa — algo mais complexo que tocar em um botão.

WhatsApp no modo noturno do Android

WhatsApp terá modo escuro independente do Android

O WABetaInfo também descobriu que as configurações terão uma nova opção chamada Tema (Theme), na qual você poderá escolher entre:

  • claro (light): o modo atual, que você vem usando há anos;
  • escuro (dark): a novidade que o app vem preparando;
  • padrão do sistema: se o Android 9 ou 10 estiver configurado no modo noturno, o WhatsApp vai ativar o dark theme; caso contrário, ele manterá o tema claro.

É uma alternativa para quem quer usar o WhatsApp no modo escuro e o Android no tema claro, ou vice-versa. Esta opção também é oferecida pelo Facebook Messenger — o dark mode pode ser ativado independentemente do Android — mas não pelo Instagram; o app de fotos sempre acompanha o modo definido no sistema.

WhatsApp no modo noturno do Android

O tema escuro do WhatsApp está demorando para chegar aos usuários. Vimos os primeiros indícios do dark mode no Android em março, na tela de configurações. Em maio, foi a vez das abas Conversas e Chamadas, além da tela com informações sobre um contato ou sobre um grupo.

E quanto ao iPhone? Segundo o WABetaInfo, o WhatsApp está preparando um modo escuro nativo para o iOS 13, mas não há uma data prevista de lançamento. O Telegram possui tema noturno desde 2017 no iOS e Android.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados