Netflix planeja impedir que usuários compartilhem senha com amigos

Netflix diz nos termos de uso que assinatura só pode ser dividida com familiares; empresa cresceu abaixo do esperado nos EUA

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Netflix oferece planos que permitem streaming simultâneo em dois ou quatro dispositivos, e diz nos seus termos de serviço que a assinatura só pode ser compartilhada com familiares. No entanto, muitos usuários dividem a senha com amigos e conhecidos; a empresa planeja fazer algo a respeito.

Foto por Go to Thibault Penin's profile Thibault Penin/Unsplash

Michael Morris, analista da Guggenheim Securities, participou de uma entrevista com Greg Peters, diretor de produto da Netflix, durante o anúncio dos resultados financeiros para o terceiro trimestre. Ele perguntou sobre o compartilhamento de senha, e como seria possível abordar isso sem afastar parte dos usuários.

“Continuamos a monitorar isso”, disse Peters. “Estamos de olho nessa situação e vamos obter formas amigáveis ao consumidor de abordar isso.” O executivo avisou, no entanto, que “não temos grandes planos para anunciar neste momento em termos de fazer algo diferente quanto a isso”.

No Brasil, os termos de uso da Netflix permitem o compartilhamento de senha apenas com seus parentes — não com amigos, por exemplo.

“O serviço Netflix e todo o conteúdo visualizado por intermédio do serviço Netflix destinam-se exclusivamente para uso pessoal e não comercial, não podendo ser compartilhados com pessoas de fora da sua família”, explica o contrato.

Nos EUA, os termos da Netflix dizem algo diferente: a assinatura “não pode ser compartilhada com indivíduos fora de sua residência”. (Por aqui, a empresa traduz o termo “household” como “família”.)

Netflix cresceu abaixo do esperado nos EUA

O compartilhamento de senhas foi mencionado após a Netflix divulgar um crescimento abaixo do esperado nos EUA: ela esperava adicionar 800 mil novos assinantes no país, mas só conseguiu chegar a 520 mil. A empresa afirma que isso ocorreu devido ao aumento de preço.

Quanto ao lançamento do Disney+, a Netflix lembra que já compete com outros serviços há mais de uma década, e que nenhum concorrente “tem a variedade, diversidade e qualidade da nova programação original que estamos produzindo em todo o mundo”.

O Disney+ será lançado nos EUA em 12 de novembro por US$ 6,99, com 4 streaming simultâneos e suporte a 4K HDR. Pelo mesmo preço, a Netflix tem um plano com 2 transmissões simultâneas e resolução máxima Full-HD.

Os termos de uso da Netflix no Brasil dizem que o serviço e o conteúdo não podem ser “compartilhados com pessoas de fora da sua família”:

Termos de serviço da Netflix

Com informações: The Independent, MSPowerUser.

Receba mais sobre Netflix na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados