Samsung lança o processador Exynos 990 para smartphones topo de linha

Ele é o mais poderoso processador da Samsung sem 5G integrado

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Exynos 990

A Samsung anunciou hoje (24) o lançamento de seu mais poderoso processador que não vem com um modem 5G integrado, o Exynos 990. Ele é fabricado com litografia de 7 nanômetros, promete ser 20% mais poderoso e econômico do que o Exynos 980 e certamente estará dentro dos Galaxy S11 do ano que vem.

Ele é um processador de oito núcleos, sendo dois Cortex-A76 de alto desempenho, quatro Cortex-A55 que consomem menos energia e devem ficar ativados praticamente na maior parte do tempo, além de outros dois núcleos que podem ser customizados para cada dispositivo. Tudo isso trabalha com uma GPU Mali-G77 e é capaz de suportar telas de até 120 Hz, além de reconhecer até seis sensores em um só dispositivo e que podem gerar imagens de até 108 megapixels – a Samsung já tem um sensor com tudo isso de resolução.

Além disso, o Exynos 990 utiliza novos chips para trabalhar a inteligência artificial e a captura de imagens. Estes dois podem realizar mais de 10 trilhões de operações por segundo. A ideia é de diminuir ainda mais a dependência de conexão com a internet para algumas tarefas do cotidiano.

A ausência de conectividade 5G pode ser resolvida com outro lançamento do dia, que é o modem 5G Exynos 5123. Ele poderá trabalhar com redes abaixo de 6 GHz, além das que utilizam o padrão de ondas milimétricas. Em testes internos a fabricante conseguiu velocidades de 5,1 Gbps no sub-6 GHz e 7,35 GHz nas ondas milimétricas.

A produção em massa está prometida para o final deste ano, em tempo para o lançamento de fevereiro que sempre acontece com a linha Galaxy S.

Com informações: Samsung.

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados