Uber ganha função para motoristas mulheres só aceitarem passageiras

Em fase de testes, a opção faz parte de uma iniciativa para estimular motoristas mulheres na Uber

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Uber lançou nesta quinta-feira (24) a opção “U-Elas”, para motoristas mulheres que preferirem fazer corridas com passageiras. A função será testada pela primeira vez no mundo em três cidades brasileiras: Campinas, Curitiba e Fortaleza.

A partir de novembro, as motoristas dessas cidades poderão ligar e desligar o filtro de passageiros a qualquer momento. O recurso será válido tanto para aquelas já dirigem com a Uber, quanto para as novas parceiras da Uber.

O anúncio faz parte da iniciativa “Elas na Direção”, voltada para incentivar mulheres a se cadastrarem como motoristas na plataforma. De acordo com a diretora-geral da Uber no Brasil, Claudia Woods, apenas 6% da base de motoristas do serviço no país são mulheres.

Para estimular a adesão delas à plataforma, o programa prevê benefícios. O principal envolve um valor extra para as motoristas que realizarem suas 100 primeiras viagens e não atingirem R$ 1.500. Nestes casos, a Uber vai garantir a quantia necessária para chegar até este montante.

A ação também oferece condições para mulheres que querem dirigir, mas não têm carro. A Localiza, parceira da plataforma na locação de veículos, vai dar condições específicas para mulheres, como o aluguel sem exigência de cartão de crédito, nas três cidades com os testes.

O programa ainda contará com uma plataforma educativa, com cursos e palestras sobre empoderamento feminino e educação financeira, e uma rede de apoio com atendimento presencial feito por mulheres.

Segundo a Uber, o objetivo é reduzir a desigualdade entre homens e mulheres na plataforma. Woods diz que a empresa também pretende oferecer no futuro uma opção para passageiras viajarem somente com motoristas mulheres.

A executiva afirma que, no momento, isso não é possível justamente pela baixa quantidade de mulheres à frente do volante. Após os testes em Campinas, Curitiba e Fortaleza, a nova opção deverá ser levada para outras cidades brasileiras em 2020.

Com informações: UOL, Exame.

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados