Início / Notícias / Internet /

Google muda algoritmo para entender contexto em buscas

O Google definiu o uso de nova técnica de rede neural como um dos maiores saltos da história de seu buscador

Victor Hugo Silva

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O Google anunciou nesta sexta-feira (25) uma mudança no algoritmo de seu buscador. A partir de agora, ele passará a entender melhor o contexto dos termos inseridos nas pesquisas para apresentar resultados mais relevantes.

Google muda algoritmo de busca

Para isso, o Google adotou o BERT (Representações de Codificador Bidirecional para Transformadores, em tradução livre), uma técnica de rede neural que analisa o que vem antes e depois de palavras-chave e busca entender melhor o objetivo da pesquisa.

Ela deverá ser útil em pesquisas com muitas palavras e que se aproximam de perguntas. O Google afirma que as buscas poderão contar com uma linguagem mais natural, pois o algoritmo será capaz de entender o contexto das palavras.

Em sua demonstração, a empresa usou como exemplo uma busca que pergunta se brasileiros precisam de visto ao viajar para os Estados Unidos. Até então, o algoritmo daria pouca importância à preposição “para” e indicaria resultados sobre viagens dos EUA ao Brasil.

Outro exemplo indica uma pesquisa de quem tem dúvidas sobre a possibilidade de retirar medicamentos vendidos sob prescrição médica para alguém. Sem o BERT, o algoritmo não se concentraria no “alguém” e mostraria resultados gerais sobre receitas médicas.

Ao anunciar a novidade, o Google a considerou “o maior salto nos últimos cinco anos” e um dos maiores saltos na história do buscador. A empresa afirmou que a mudança na forma de interpretar as pesquisas representará um avanço para as bilhões de buscas feitas diariamente.

O BERT começou a ser usado para buscas em inglês, mas será levado para outros idiomas no futuro. De acordo com o Google, nas buscas em português, ele já está sendo usado para melhorar os snippets, os quadros com informações relevantes que aparecem em algumas pesquisas.

Google muda algoritmo de busca

Com informações: Google, Engadget.