Portabilidade numérica em 2019 já superou o ano de 2018 inteiro

Mais de 6,9 milhões de pedidos de migração foram registrados. Claro diz ser a operadora com recorde de portabilidade numérica

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto de um iPhone sobre mesa de madeira, rodeado por vários cartões SIM

As operadoras de celular estão brigando pelos clientes, e o número de solicitações de portabilidade numérica no Brasil mostra que a concorrência está boa: a quantidade de linhas portadas entre janeiro e outubro de 2019 já superou o volume de todo o ano de 2018.

Os números divulgados pela ABR Telecom, entidade responsável pela administração da portabilidade numérica, revelam que houve 6,9 milhões de pedidos de migração para linhas móveis nos primeiros 10 meses do ano, sendo 5,9 milhões deles efetivados.

Com pouco mais de dois meses até o final de 2019, o resultado já supera o ano de 2018, com 6,1 milhões de pedidos e 5,2 milhões de linhas portadas. Muitas das solicitações não são efetivadas por desistência do usuário — que muitas vezes é abordado pela operadora de origem com promoções e vantagens caso cancele a portabilidade.

Na telefonia fixa, no entanto, os números de 2019 ainda não alcançaram o ano anterior: foram 1,5 milhão de pedidos com 1,2 milhão de portabilidades efetivadas, contra 1,7 milhão de solicitações e 1,4 milhão de números migrados em 2018. Os dados são de 1° de janeiro de 2019 até 28 de outubro de 2019.

A entidade não divulga o ranking de portabilidade entre as operadoras, mas durante sua divulgação de resultados financeiros, a Claro afirmou ter a liderança de números de celular portados com grande margem de diferença para as concorrentes. Desde que a portabilidade numérica entrou em vigor, em 2008, foram realizadas mais de 54,8 milhões de migrações.

Com informações: Telesíntese

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados