Sony PlayStation 4 ultrapassa PS1 e Nintendo Wii em vendas

O PlayStation 4 se tornou o segundo console mais vendido da história, ficando atrás apenas do PS2

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por InspiredImages/Pixabay

A Sony apresentou nesta quarta-feira (30) seu balanço para o terceiro trimestre de 2019, que aponta a venda de 2,8 milhões de unidades do PlayStation 4. Com o resultado, o console chegou a 102,8 milhões de unidades vendidas e superou o PlayStation 1 e o Nintendo Wii.

Os números registrados entre julho e setembro fizeram o PlayStation 4 se tornar o segundo console mais vendido de todos os tempos. O PlayStation 1, que ocupava esta posição, vendeu 102,5 milhões de unidades. O Nintendo Wii, por sua vez, vendeu 101,6 milhões.

A lista de consoles mais vendidos ainda é liderada pelo PlayStation 2, com 155 milhões de unidades. Em final de ciclo, o PS4 dificilmente irá superá-lo. A Sony, inclusive, reduziu a projeção de vendas para o ano fiscal, que se encerra em abril de 2020.

A fabricante acreditava em julho que venderia 15 milhões de unidades do PlayStation 4 entre maio de 2019 e abril de 2020. O console já chegou a 6 milhões de unidades, mas a nova meta para o período é de 13,5 milhões de unidades.

Em relação ao terceiro trimestre de 2018, a divisão de games da Sony registrou uma queda de 17% na receita e de 28% no lucro. Os números não devem ser tão empolgantes até o lançamento do PlayStation 5, previsto para o final de 2020.

O balanço indica que, apesar da queda na divisão de games, a Sony teve um lucro recorde de 279 bilhões de ienes (cerca de R$ 10 bilhões) no terceiro trimestre. A Sony Music cresceu 7,5% em relação ao mesmo período de 2018.

A Sony Pictures cresceu 8,5% e a divisão de sensores de câmera teve alta de 22%. A divisão da Sony para eletrônicos, que inclui smartphones, câmeras e TVs, caiu 11,2%. O celulares puxaram esse resultado para baixo. No terceiro trimestre de 2018, a Sony havia vendido 1,6 milhões de smartphones. Agora, a empresa vendeu apenas 600 mil unidades.

Com informações: Sony, The Verge, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados