Asus atualiza Zenfone 6 para Android 10 com ZenUI 6

Asus Zenfone 6 recebe versão final do Android 10 com novidades do Google; Zenfone 5Z e ROG Phone II também serão atualizados

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Asus está liberando a versão final do Android 10 para usuários do Zenfone 6 ao redor do mundo, inclusive no Brasil: a atualização traz as novidades do Google, incluindo a navegação por gestos para o botão Voltar; e a possibilidade de receber patches de segurança através da Play Store. A fabricante já testa essa versão do sistema no Zenfone 5Z e promete levá-la também para o ROG Phone II.

Asus Zenfone 6

Marcel Campos, diretor global de marketing da Asus, diz no Twitter que o Android 10 será distribuído em lotes para o Zenfone 6. “No começo é mais lento e depois acelera; isto é feito de propósito para entender se tudo corre bem nos primeiros lotes de atualização”, explica o executivo.

Segundo o XDA Developers, a atualização envolve um download de 809,89 MB que traz o firmware na versão 17.1810.1910.63 com a ZenUI 6 integrada. A interface da Asus é relativamente próxima ao Android puro.

O que há de novo no Android 10 para o Zenfone 6

Com o Android 10, o Zenfone 6 ganha recursos do Google como um modo sem distrações (focus mode) no Bem-estar Digital e o tema escuro em toda a interface. Além disso, o Smart Reply fornece sugestões automáticas nas notificações: por exemplo, se você recebe um endereço através do WhatsApp, o sistema recomenda abri-lo no Google Maps.

Há também o sistema de gestos implementado pelo Google: vá à tela inicial deslizando o dedo a partir da borda inferior; alterne entre aplicativos deslizando para cima até a metade da tela; e volte à tela anterior deslizando a partir das bordas laterais.

E temos aqui algo bem bacana: suporte ao Project Mainline. Com ele, o Google consegue fornecer correções críticas de segurança através da Play Store, sem depender da fabricante para liberar uma atualização completa. A ideia é deixar o Android 10 mais protegido contra ameaças.

Asus Zenfone 6 Android 10

Como instalar Android 10 com ZenUI 6 no Asus Zenfone 6

Se você tem um Zenfone 6 e quer instalar o Android 10 agora mesmo, pode baixar o arquivo de atualização seguindo estas instruções vindas do XDA Developers:

  • visite este link da Asus e baixe a atualização;
  • renomeie o arquivo para UL-ASUS_I01WD-ASUS-17.1810.1910.63-1.1.1-user.zip;
  • transfira o arquivo para a raiz do armazenamento interno do Zenfone 6;
  • reinicie o aparelho, toque na notificação “Arquivo de atualização do sistema detectado” e siga as instruções.

Por sua vez, o Asus Zenfone 5Z recebeu um beta público da ZenUI 6 com Android 10 nas últimas semanas, e deve ser contemplado em breve com a versão final. Marcel Campos, da Asus, afirma no Twitter que o ROG Phone II também será atualizado.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados