WhatsApp Business vai substituir aba Câmera por tela de atalhos para empresas

WhatsApp Business substitui aba Câmera de stories por atalhos para perfil da empresa, mensagens automáticas e estatísticas

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Respostas rápidas WhatsApp Business/Reprodução

O WhatsApp sofreu poucas mudanças na interface ao longo dos últimos anos: uma delas foi o fim da aba Contatos para dar espaço ao Status, um clone do Snapchat. Isso veio junto a uma aba Câmera para estimular os usuários a postarem fotos e vídeos que duram 24 horas; no WhatsApp Business, ela será substituída por uma tela de atalhos.

O WABetaInfo mexeu no código do WhatsApp Business para Android (2.19.117 beta) e descobriu algo escondido: uma aba “Home” que substitui a aba Câmera. A tela exibe atalhos para o perfil da empresa, mensagens automáticas, etiquetas e estatísticas.

É uma mudança bem-vinda: uma câmera dedicada faz mais sentido para usuários comuns, não para empresas. As abas Conversas, Status e Chamadas continuam na versão Business, na mesma ordem.

WhatsApp Business

Mas se você estava torcendo pelo fim da aba Câmera no WhatsApp, má notícia: ela será retirada apenas da versão Business, e seguirá presente no app principal. “No futuro, o WhatsApp removerá completamente a aba Câmera na versão Business, mas o WhatsApp Messenger continuará com ela”, explica o WABetaInfo.

WhatsApp Business terá contas conectadas e modo escuro

O WhatsApp Business tem vários recursos exclusivos. Você pode usar etiquetas para marcar conversas: por exemplo, para indicar que determinado cliente está com “pagamento pendente”. Há também as respostas automáticas de boas-vindas e de ausência.

WhatsApp Business

O aplicativo ganhará, no futuro, a funcionalidade “Contas conectadas”. Dessa forma, uma empresa poderá linkar sua página do Facebook ou perfil do Instagram à conta do WhatsApp Business, já que os serviços pertencem à mesma empresa.

“Tá, mas e o modo escuro?”, você me pergunta impacientemente. Claro que o WhatsApp Business ainda não ganhou um dark mode, mas há indícios de que isso acontecerá em algum momento: a tela de abertura traz um fundo cinza-escuro e o logotipo preto se você ativar o modo noturno do Android 9 Pie ou superior. Isso também está presente no WhatsApp Messenger.

WhatsApp no modo escuro

Com informações: WABetaInfo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados