WhatsApp Business permite que empresas criem catálogo de produtos no Brasil

WhatsApp Business para Android e iPhone ganha recurso Catálogo no Brasil: cada item pode ter perfil próprio com foto e preço

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Catálogo no WhatsApp Business

O WhatsApp Business está recebendo um novo recurso chamado Catálogo: trata-se de uma lista de produtos e serviços oferecidos por uma empresa, como sabores de pizza vendidos por uma pizzaria. Cada item ganha um perfil próprio, com foto, preço e descrição; é possível enviá-lo na forma de uma mensagem para facilitar a compra. Isso está disponível no Brasil e em outros países, tanto para Android como iPhone.

O catálogo do WhatsApp Business pode funcionar como um cardápio ou vitrine, dependendo da empresa que utilizar essa funcionalidade. O WhatsApp menciona o exemplo de uma doceria chamada Sandra’s Cakes: ela cria um perfil para cada um de seus produtos, como cheesecake, cupcake de chocolate, bolo de cenoura e outros.

O cliente pode navegar pelo catálogo, e a empresa pode selecionar um dos itens para enviá-lo como uma mensagem. Por exemplo, o usuário pergunta qual seria uma boa ideia de sobremesa, e a Sandra’s Cakes envia o perfil do cupcake de chocolate.

Este recurso foi apresentado durante uma conferência em maio, junto a novidades como propagandas no Facebook e Instagram que levam direto ao WhatsApp; e anúncios nos Status, que serão lançados em 2020.

“Antes, as empresas tinham que enviar uma foto de produto por vez e fornecer informações repetidamente; agora os clientes podem ver seu catálogo completo diretamente no WhatsApp”, diz o comunicado oficial.

O catálogo fica hospedado nos servidores do WhatsApp e segue os Termos Comerciais do Facebook e a Política Comercial do WhatsApp. As regras proíbem anunciar bebidas alcoólicas, serviços de assinatura, qualquer tipo de dinheiro (inclusive criptomoedas), itens de entretenimento adulto, armas ou produtos e serviços ilegais.

Como criar um catálogo no WhatsApp Business

Para criar um catálogo, é necessário ter a versão mais recente do WhatsApp Business. Então, faça o seguinte:

  • siga o caminho menu > Configurações > Configurações da empresa > Catálogo;
  • na tela que se abre, toque em Adicionar um produto ou serviço;
  • adicione uma ou mais fotos, nome e preço;
  • se quiser, insira uma descrição, link para compra ou código de produto;
  • toque em Salvar;
  • adicione mais itens tocando no botão +.

O WhatsApp Business tem a função Catálogo nas versões para Android e iPhone; ela está disponível no Brasil, Alemanha, Índia, Indonésia, México, Reino Unido e EUA. Isso será expandido para o mundo inteiro “em breve”.

Com informações: Facebook.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados