About Face é uma ferramenta que identifica rostos photoshopados

Ferramenta consegue até mesmo reverter a edição que foi feita no rosto

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
about face

A Adobe apresentou ao mundo uma solução para um problema que tem tudo para crescer cada vez mais: identificar rostos em imagens que foram adulterados, ou photoshopados. O nome dessa magia é About Face e ela utiliza inteligência artificial para sugerir se a imagem foi ou não alterada.

A ferramenta foi apresentada durante a conferência anual da empresa, a Adobe MAX. No palco a Adobe, que ficou famosa por ajudar a tirar espinhas e marcas dos rostos no Photoshop, mostrou que consegue alertar quando que estas modificações foram aplicadas em uma imagem.

O About Face analisa, com ajuda de inteligência artificial, pixel por pixel e exibe na tela qual é a probabilidade de manipulação. Primeiro o alerta aparece em forma de porcentagem, mas pode ir além e mostrar em quais pontos do rosto foram encontrados indícios de que foram photoshopados.

De acordo com a Adobe, a ferramenta consegue notar se pixels foram esticados ou pressionados ao perceber que estão faltando dados (quando a edição encurta a distância entre dois pontos) ou quando estão sobrando informações (quando os pontos ficam mais distantes). Além de analisar a imagem, o About Face pode tentar reverter o que foi feito e isso também usa e abusa de inteligência artificial.

O About Face ainda é tratado como um projeto interno e não há previsão de seu lançamento, seja dentro de um programa já de mercado como Photoshop ou então em sua própria plataforma.

Com informações: The Verge e The Next Web.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados