FreddieMeter: Google usa IA para comparar sua voz à de Freddie Mercury

No FreddieMeter, você canta músicas como Don't Stop Me Now e recebe uma pontuação

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
FreddieMeter

Cantar como Freddie Mercury é tarefa para poucos, mas, se você acha que consegue encarar esse desafio, eis a oportunidade: em parceria com a banda Queen e gravadoras, o Google criou o FreddieMeter, ferramenta que compara a sua voz com a do cantor usando inteligência artificial.

Para participar da brincadeira, tudo o que você precisa fazer é acessar o site do FreddieMeter, clicar em “Let’s do it” e escolher um dos quatro sucessos disponíveis: Don’t Stop Me Now, We Are The Champions, Somebody To Love e, como não poderia deixar de ser, Bohemian Rhapsody.

Em seguida, basta dar permissão ao site para acessar o microfone do seu computador ou celular e soltar a voz. Você também pode permitir que a câmera seja ativada.

O funcionamento lembra um karaokê. A música começa a tocar — é recomendável o uso de fones de ouvido para não haver interferência na captura do áudio — e a letra aparece na tela com o indicativo de quando deve ser cantada. Se algo não te agradar, você pode recomeçar a música.

Por fim, o FreedieMeter analisa a sua performance e indica, em porcentagem, o quão bem você se saiu na comparação com a voz de Freddie Mercury. A análise leva em conta parâmetros como tom, timbre e melodia.

O FreedieMeter foi desenvolvido pelo Google Creative Lab e o Google Research, que explicam que o projeto tem como base novos modelos de aprendizado de máquina que foram treinados com vocais isolados de Freddie Mercury e amostras de voz de pessoas tentando cantar como ele.

De acordo com o Google, nenhum dado dos usuários que experimentam o FreedieMeter é coletado. Um dos objetivos do projeto é incentivar doações para o Mercury Phoenix Trust, organização que promove iniciativas de combate à AIDS em todo o mundo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados