Busca do Google agora ensina a pronúncia de palavras em inglês

Qual é a pronúncia de “asterisk”? Agora o Google ensina e dá feedback

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google - treino de pronúncia em inglês

Faz tempo que você pode usar a busca do Google para descobrir o significado de uma palavra em outra idioma ou conhecer a sua pronúncia. Agora, o buscador está recebendo um conjunto de recursos para permitir que você também possa treinar a forma de dizer palavras estrangeiras.

Graças à sua integração com o Google Tradutor, o buscador é capaz de mostrar não só o significado, mas também a pronúncia de palavras em diversos idiomas. Mas, por ora, a função de treinamento funciona só em inglês e, em breve, será compatível também com o espanhol. Há planos de levar a funcionalidade para outras línguas, embora a empresa não tenha informado prazo para isso.

Tudo o que você precisa fazer é perguntar a pronúncia de uma palavra no Google. O buscador mostrará uma caixa que permite que você escute a pronúncia dela e, logo abaixo, mostrará uma botão para prática.

O botão ativará o microfone do seu computador ou celular para que você possa repetir a pronúncia. Por fim, o Google indicará se você disse a palavra corretamente ou, caso contrário, dará sugestões para a pronúncia correta.

A empresa explica que a nova funcionalidade tem como base a sua tecnologia de reconhecimento de fala, que é capaz de compreender palavras e dividí-las em pequenos trechos. Na sequência, a tecnologia usa aprendizado de máquina para identificar erros nesses trechos (como dizer “rik” em vez de “risk” na pronúncia de “asterisk”) e sugerir correções correspondentes.

Ainda de acordo com a companhia, a função é experimental e começou a ser disponibilizada nesta semana. Além dela, o buscador passará a exibir imagens relacionadas ao significado da tradução para contextualizá-la, sempre que cabível.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados