PlayStation 5: Sony registra design de novo controle DualShock

Novo controle da Sony pode ser DualShock 5 com porta USB-C e microfone; PS5 será lançado no final de 2020

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Sony PlayStation 5 DualShock

A Sony registrou no Japão o design de um novo controle que poderia vir com o PlayStation 5: ele é semelhante ao DualShock 4 do PS4, mas tem conectividade USB-C e um furo que pode ser usado para um microfone. O “DualShock 5” será lançado junto ao console no final de 2020.

O novo acessório foi registrado no INPIT, órgão de propriedade intelectual no Japão. Ele é bem parecido com o DualShock 4: encontramos aqui o controle direcional, os gatilhos, dois analógicos com um botão PlayStation no meio, e o que parece ser um touchpad.

O design da Sony também possui um furo abaixo do botão PlayStation, que pode ser um microfone integrado — tal como o Stadia Controller, que é integrado ao Google Assistente. Os desenhos mostram que o novo acessório virá com uma porta USB-C na traseira, mas perderá a barra de luz.

Vale notar que a Wired experimentou o protótipo do controle do PlayStation 5: ele era muito semelhante ao DualShock 4, mas tinha conectividade USB-C e um furo na superfície — assim como no design registrado pela Sony. Claro, ela poderia fazer modificações ao longo dos próximos meses, então o acessório do PS5 talvez seja diferente do que vemos aqui.

Sony PlayStation 5 DualShock

PS5 terá controle com gatilhos adaptativos

A empresa não confirma o nome “DualShock 5”, mas já revela algumas novidades: ele pode ser usado com ou sem fios, tem bateria com maior capacidade, e traz motores de feedback háptico que dão uma experiência semelhante à de smartphones.

Além disso, o controle do PS5 terá gatilhos adaptativos, que podem ser programados para oferecerem diferentes sensações de tato — quando o personagem desliza no gelo ou cai na água, por exemplo.

O usuário gofreak do fórum ResetEra comparou as imagens do “DualShock 5” com o registro de design do DualShock 4:

Com informações: The Verge, Ars Technica.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados